Stalingrado em chamas


Bem-vindo a Stalingrado – sussurou Vasily Zaytsev – entre um disparo e outro.”


Olha, começou. Eles estão “nos” monitorando faz tempo. Agora partiram pro ataque. Só torço pra esses paquidermes dos jornalismo de esgoto, não se preocupem com formiguinhaz como eu.
Mas sigamos em frente.

Estão tentando, primeiro intimidar com os tradicionais factoides e avalanche matérias transvestidas do  tradicional denuncismo, quem ainda faz jornalismo de verdade no Brasil. Nassif, Azenha, Rodrigo Vianna e cia. Não estou nem falando do fato deles apoiarem, parcialmente, o governo Lula. É só assistir as matérias que eles fazem, na Record e na TV Brasil. Parte da mídia brasileira esqueceu como fazer jornalismo sério e agora tentam caçar os que ainda tem o mínimo de integridade profissional.

Mas esse é um ataque preventivo. Só que nas batalhas, sempre o maior perigo é de quem tem mais medo. Eu não tenho. Para que o mal prevaleça, basta que os bons não façam nada, alguém já disse.

Então quem está só lendo, sem participar (sim é vc mesmo, não adianta olhar pra tras). Sinto muito, esse ano não vai dar pra ser assim. Tem muita coisa importante em jogo. Não dá pra perder esse “momentum”. O Brasil sempre foi o País do futuro, só que o futuro, é hoje. Visualizem, parem só um minuto para imaginar a situação de quem quer que chegue ao poder em débito com “essa” mídia?

Imaginaram? Então. Vai lá pegar a sua arma, vai. Pq amanhã, Stalingrado, não será mais uma cidade, e sim uma fornalha iluminada só pelos reflexos das chamas…

A truculência desinformada « Viomundo – O que você não vê na mídia

por Luiz Carlos Azenha

Tem gente querendo ganhar notoriedade às custas do Viomundo. O objetivo é lançar denúncias vazias por aí, para ver se colam. Talvez seja parte da campanha difamatória a que se refere o Luís Nassif em post publicado hoje e que reproduzi aqui. Talvez seja dor-de-cotovelo.

Hoje um blogueiro do esgoto tentou levantar suspeição sobre o que seria “o programa do Azenha” na TV Brasil. Lamento informar, mas não tenho programa na TV Brasil. Não é novidade para ninguém que dirijo um programa que vai ao ar na TV Brasil. Fiz propaganda do lançamento do programa no site!

O programa é da Baboon Filmes, uma produtora independente de São Paulo que ganhou uma concorrência pública para fazer a revista Nova África. A concorrência foi pública, todos os documentos relativos a ela são públicos. Cuido tão somente da parte editorial do programa.

Sou contratado da Baboon, assim como sou contratado da TV Record e fui contratado de várias emissoras.

Sou qualificado para o cargo que exerço: tenho 30 anos de televisão e quase 40 de carreira. Minha remuneração na Baboon, aliás, está bem abaixo dos padrões do mercado para o cargo que exerço e a responsabilidade que tenho.

A ideia de que minha presença na equipe do programa poderia ter influenciado o resultado da concorrência muito me honra. Mas ela é simplesmente falsa. Assim como não tenho um programa meu na TV Brasil, assim como sou empregado da Baboon, registro que a nota que recebi da comissão avaliadora foi ZERO. Isso mesmo: tirei ZERO. Apesar de ter na época quase 30 anos de televisão, a nota que a Baboon recebeu pela minha presença na equipe foi ZERO. A empresa entregou documentação incompleta a meu respeito. Resultado: minha presença na equipe não contou.

Não se trata, portanto, de algum tipo de acordo secreto, que resulte em vantagens políticas ou monetárias obscuras: é meu trabalho, para o qual sou qualificado, como integrante de uma grande equipe.

O resultado está no ar todas as sextas-feiras às 10 da noite; as reprises acontecem às segundas, 8 da noite. Dezenas de professores já requisitaram cópias do programa para uso em sala-de-aula. O programa dá audiência bastante razoável para uma TV pública. Não tenho qualquer dúvida de que, a longo prazo, vamos ajudar a mudar a visão eurocêntrica que nós, brasileiros, temos da África.

A equipe do programa é formada por feras: desde a historiadora Conceição Oliveira à repórter Aline Midlej, passando pelos repórteres cinematográficos Henry Ajl, Markus Bruno e Padu Palmério; a produtora Tatiana Barbosa; montadores de cinema como o Markito e o Augusto; roteiristas como Aldo Quiroga, Márcia Cunha e Ângela Canguçu.

Não sei quantos votos os prepostos de José Serra esperam obter para seu candidato espalhando mentiras por aí. Com certeza já perderam algumas dezenas, com sua truculência desinformada.

11 comentários sobre “Stalingrado em chamas

  1. Fernando, não estou sumido! Quer dizer, amanhã à noite precisarei passar a noite fora de casa, então só terei acesso a micro de novo na 5a. à noite. Quando der acompanharei do trabalho.

    Bom, estou bolando dois comentários: a) desejo traçar a evolução recente das eleições no Estado de S.P. (não é por bairrismo, mas por que esse estado elege 14% da Câmara e é o único que intercambia seus candidatos possíveis, Serra e Ciro, com a candidatura a presidente; b) quando sair a pesquisa Ibope, quero ver como andam as “transferências” de Ciro, Marina, B/N/Indecisos para o 2º turno. Olhei por alto e a tendência não é favorável ao Serra (Dilma ganha parte maior conforme é mais conhecida)

    Está todo mundo de ontem pra hoje comentando desses ataques. Pelo visto a rapidez de resposta este ano é grande (não acompanhava a blogosfera em 2006.)

  2. pois é a guerra será dura…mas vale tbm atacar blogs que repercutem os factoides…eles ficam loucos com a ousadia de alguem defender o gov no blog deles.

  3. Saiu a pesquisa IBOPE. Ví no site da G1. Dilma a 5 pontos de Serra. Diferença caiu de 21 para 5 pontos.

    1. Caiu de 21 (dez.) para 5 (mar.) pelas pesquisas CNI, que são trimestrais. Mas o Ibope usa a mesma metodologia para intermediárias, e na de fev./10 já era 11%.

      Não sei se a tabela vai sair desconfigurada, mas acho interessante observar a variação por regiões. Dilma cresceu muito rápido no Sul e não imagino o porquê:

      ibope ibope datafolha ibope datafolha ibope
      14/set 30/nov 18/dez 09/fev 25/fev 09/mar
      DILMA
      NORTE 22% 22% 24% 30% 29% 26%
      CENTRO-OESTE 22% 22% 24% 30% 29% 26%
      NORDESTE 15% 18% 31% 33% 36% 39%
      SUDESTE 13% 15% 19% 21% 24% 25%
      SUL 14% 20% 19% 19% 24% 34%
      BRASIL 14% 17% 23% 25% 28% 30%

      SERRA
      NORTE 33% 33% 38% 28% 32% 41%
      CENTRO-OESTE 33% 33% 38% 28% 32% 41%
      NORDESTE 30% 34% 28% 28% 22% 25%
      SUDESTE 38% 43% 41% 43% 38% 40%
      SUL 35% 37% 39% 39% 38% 36%
      BRASIL 34% 38% 37% 36% 32% 35%

      Fernando, amanhã à noite volto. Estou preparando uma análise sobre a evolução do voto no estado de S.P. usando dados do http://www.tse.org.br

  4. Olha a espontânea:
    20% Lula
    14% Dilma
    10% Serra.

    Vai ser fogo de saturação pelos próximos 3 meses. Em junho tem Copa. Não vai ter espaço pra isso. Nego vai estar mais preocupado em comprar seu receptor digital.

      1. Já tava virando a espontânea pro Lado de Dilma já tem algum tempo, não? Na última Vox Populi Já tava a Dilma empatada com o Serra. A do Ibope é mais recente. Virou.

        Mas chama a atenção como a galera não tá nem aí pra eleição, ainda. Outra coisa é como nego ainda declara espontânea em Lula. E não é só o pessoal mais humilde não. Na faixa acima de 10 SM e no pessoal de nível superior a espontânea pro Lula beira os 10%.

        Outra coisa que chama a atenção é os 58% que não sabe quem é o candidato do Lula. Pode ser que quem esteja nesse grupo esteja declarando voto em Lula ainda, não literalmente, mas no sentido do “voto nele ou em quem ele indicar”.

        Abril tá chegando, vamos ver se o Serra vai se desincompatibilizar, e se sua aparição no mundo da pré-eleição vai gerar um efeito positivo.

        Pra mim essa é o primeira e, talvez o principal ponto que vai definir as eleições. Afinal, Serra ainda não se lançou candidato. Se não der um pinote nas pesquisas em seu favor, quando ele se declarar, velho, danou pro homem.

      2. Rodrigo, quer apostar algo que não haverá esse pinote? O Serra é muito conhecido, e de tanto aparecer na imprensa que ele ainda não é candidato, todo mundo sabe que ele é candidato. pelo menos quem teria maior probabilidade.

        O contexto é governista, não haveria porque não ser. Em 1986 foi muito mais massacrante, o PMDB sozinho fez 22 governadores e metade da Câmara. Se a economia vai bem e se o presidente é popular, porque imaginar que a oposição levaria?

        E o PSDB / PMDB-Sul ainda correm o risco de perder alguns estados. MG, PR e SC não parecem tão garantidos. RS não é nada garantido. GO, MS e MT o Fernando deve saber melhor.

        Em breve vou refazer alguns gráficos antigos, como o de evolução da Câmara por partido. As coisas não são tão fáceis para o PSDB. O que a oposição tem é a imprensa, mas a situação também tem canais de comunicação (militantes, sindicatos e parte das igrejas)

      3. O que pode acontecer é um de se criar um factoide que acerte, mesmo parcialmente, o Lula e a Dilma. Nao o PT. Não imagino como, mas esses caras sao criativos.

        Uma pancada na Dilma diminuiria sua subida (inclinacao da curva). Isso por si só já seria um fato positivo e tanto pra campanha do Serra.

        Mas se eles forem inteligentes, vao deixar isso mais pra reta final. Bem, pelo menos na Globo é assim. Essa funçao é mais pro O Globo e FSP.

        Vamos ver.

  5. Se o serra ganhou voto com essa “acusação” ao azenha, não sei.

    Sei que o programa do azenha ganhou a minha audiência. Ficarei em casa, tomando um vinho e assistindo!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. O que o Ciro me falou hoje lá na faculdade tem tudo a ver com Stalingrado e Blitzkrieg. Pena que estou com tempo zero, mas espero estrear no blog com o texto sobre o Ciro até amanhã à noite ou sábado de manhã, no máximo.

Deixe um comentário