Estratégia dos EUA na COP era apoiar a Marina em detrimento do Celso Amorim



E agora Marina? Agora está tudo explicado, o apoio do Cameron, o jatinho jatão na reta final da campanha, etc. Mas eu nem fico puto com isso, pq já desconfiava, eu fico puto pq vou ter que concordar com o louco do PHA.

Só falta algum vazamento mostrando alguma ONG em contato direto com diplomatas.

PS.: Eu que sempre respeitei e admirei a nível, o durissimo processo de seleção do Itamarati, estou absorto com o linguajar da diplomacia americana. Mas não só isso, estou abismado com o baixo nível e na qualidade dos relatos vazados. Estou até pensando em tentar a área diplomática agora.

WikiLeaks: Lula “cacarejou” sobre clima, dizem EUA

Notícias » Brasil » Brasil
WikiLeaks: Lula “cacarejou” sobre clima, dizem EUA
09 de dezembro de 2010 • 07h57 • atualizado às 08h46

Novos documentos do site WikiLeaks mostram críticas dos diplomatas americanos à atitude brasileira nas negociações internacionais do clima. Os telegramas foram escritos entre 2008 e 2010. Em um deles, o suposto protagonismo brasileiro na cúpula do clima de Copenhague, no final de 2009, é ironizado. Segundo a diplomata Lisa Kubiske, “Lula cacarejou” suas conquistas ambientais e sua capacidade de costurar um acordo. Para os EUA, o Brasil teria assumido uma imagem exagerada de “herói” e “cavaleiro branco”. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Os documentos mostram a estratégia dos EUA para atrair o apoio brasileiro para suas propostas. O país pretendia enfraquecer o Itamaraty em favor do MMA (Ministério do Meio Ambiente). Isso porque se, por um lado, os diplomatas brasileiros eram contra a ideia de que países em desenvolvimento assumissem metas de redução de emissões de CO2, o MMA defendia que todas as nações dividissem a responsabilidade pelos cortes

6 comentários sobre “Estratégia dos EUA na COP era apoiar a Marina em detrimento do Celso Amorim

    1. Olha, eu estou há uma semana tentando me controlar pra não começar com o “fogo-amigo” contra o Nassif e o PHA. O jogo está mudando, as peças estão se movendo. Vcs tem que ficar atendo qto a isso.

      O PHA tem interesses e defende interesses. Fala bobagem pra caralho (como todo blogueiro que se preze). Acerta umas, mas erra muitas outras.

      Resta saber se é por incompetência, ou por outros motivos…

  1. meu amigo, acho que isso nao incrimina em nada a marina. o jatao veio da natura, não? o cameron só viu nela uma Naavi… acho um movimento politico meio estranho associar a defesa de uma economia de baixa emissão com o apoio ao servilismo economico frente aos EUA… fora o risco de ressucitar a paranoia militar que quer equivaler o movimento socioambientalista com os interesses da política externa colonialista dos americanos…
    ou não?

    1. Sinceramente, não sei ainda. Só levantei o tema. O que me incomoda é que mostra claramente um alinhamento entre interesses, que ignora totalmente a hipocrisia dos paises ricos no que se refere aos temas ambientais e de direitos humanos.

      Existe dubiedade no discurso dela. Mas nao tenho muitas certezas, como disse quero discutir e refletir mais sobre o tema. Agora ela deveria ressaltar essa linha que separa um discurso que é sistematicamente usado contra os paises pobres qdo surge alguma discussao global e que simplesmente ignora o que os paises ricos fizeram no passado e hj, não aceitam sequer pagar – parte – da conta, do discurso em pró de uma economia ecologicamente sustentavel,

      É ai que entra o Itamaraty na defesa dos interesses nacionais. Agora se isso tem uma pitada da paranoia militar da ditatura, bem não posso me basear nisso para me posicionar. Não sou militar, estou do lados dos que lutaram contra a ditadura, mas não deixo de lutar tb pelo interesse nacional e contra a hipocrisia e manipulação dos países ricos.

      Mas aceito que não é um tema fácil, ainda existem muitas nuvems de “ideologia” dificultando a visão. Quem sabe o Wikileaks nos ajude não?

    2. Esqueci, o jato usado na reta final do 1º turno, NÃO era da Natura. O da Natura não tinha autonomia para o “rally” que ela precisou fazer.

Deixe uma resposta

