Goiânia merece um sistema de Ciclovias


#CicloviaemGyn @PedalGoiano :: Eu trabalho ao lado desse parque. De vez em qdo, dou uma corrida nele.”

Não é por nada não, mas Goiânia é uma cidade linda (de habitantes idem). Possui a maior área verde por habitantes do país. Umas dos melhores qualidade de vida dentre as capitais. Como em Minas, vivemos sob o lema: “Se não tem Mar, vamos para o Bar”. Então, culturalmente não é das piores, ao contrário do que vocês imaginam, passei minha juventude indo a shows de rock e blues. Como Brasília (com o Porão do Rock), hospeda um dos principais festivais de música independente (Goiânia Noise) além do Bananada (realizado estrategicamente durante a festa agropecuária). Além disso, descobri recentemente que um dos pioneiros da blogosfera, o @AoMirante é daqui. Não sei bem o que isso tem a ver com cultura, mas achei que seria uma boa hora pra citar (rs).

A capital e a região sudoeste do Estado, tem uma renda per-capita elevada, mas talvez por consequência desse fato, tem um absurdo nº de automóveis e motos por habitantes (da última vez que olhei as estatísticas só perdia para SP) e além disso continua sendo uma das capitais mais desiguais do País. Nos industrializamos bastante nas últimas décadas, mas falta um longo caminho. Colhemos pequi e exportamos software. Mas é preciso mais volume. Adoro viver aqui, mas tudo na vida tem um “porém…”.

O trânsito aqui é infernal. Peruas nos seus SUVs, taxistas folgados, fazendeiros nas suas camionetes, um enxame de moto-taxistas assassinos, é, enfim, o inferno na terra. Não vou nem continuar a descrever pois acabo ficando estressado (imaginem quando dirijo piloto!). Pensando no problema a galera do @PedalGoiano está fazendo um abaixo-assinado para tentar sensibilizar as autoridades (tipo o @PauloGarciaPT, o atual prefeito) que uma das soluções para o caótico transito de Goiânia é começar a planejar e construir um sistema interligado de ciclovias. Eu estou com eles. Um porque sou ciclista. Dois porque odeio dirigir. Mas principalmente, acredito piamente nessa solução, que é o caminho que está sendo adotado pro cidades similares dos países desenvolvidos.

“Parque Flamboyant. Goiânia tem tantas áreas verdes que vou fazer uma série.”

Além disso a solução questão da mobilidade, como já citei aqui, passa por um sistema amplo e capilar de BRTs (Bus Rapid Transit) em Bogotá na Colômbia ou em Beijing na China. Eu tenho um interesse particular por políticas públicas relacionadas à Mobilidade Urbana. É uma área crucial para o desenvolvimento para as cidades (vide São Paulo) e importante demais para ficar na mão dos engenheiros e políticos (por isso os economistas deveriam tomar conta logo antes que seja tarde demais:-)). O Paulo Garcia me disse que já tem um plano desses em andamento, vamos aguardar.

E pra não deixar de criticar, estou esperando até agora o verdadeiro Plano Nacional de Mobilidade Urbana do Governo Lula/Dilma. Se é isso que está no Ministério das Cidades é pouco. É preciso algo mais amplo que vá além de um projeto para as cidades sede da Copa, que pense em soluções para o problema que transcendam o espaço temporal de 4 anos (eleições) e pensar no desenvolvimento das cidades tendo em conta as projeções de crescimento econômico e populacional não de anos (ou meses), mas de décadas.

Mas voltando as ciclovias, ajudem a esse pobre blogueiro a abandonar o infartante trânsito de Goiânia, e ter condições de vir trabalhar de bicicleta (um dos projetos passa exatamente no trajeto da minha casa para o meu trabalho). Por favor, assinem o abaixo-assinado (que não precisa assinar nem nada).

@PedalGoiano

Abaixo Assinado por #CicloviasEmGyn

Indique este abaixo assinado:

O grupo @PedalGoiano, visando avançar na luta pela criação de ciclovias em Goiânia-GO, está finalizando a “carta do ciclista goiano”, que será entregue ao prefeito.

No entanto, para a referida carta ter força e representar o desejo de grande parcela da população, necessita da ‘chancela’ da assinatura da população goianiense.

Desta forma, se você quer ter ciclovias em Goiânia-GO, assine o abaixo assinado eletrônico.

Esta é a nossa maior ação, com induvidosa expressão e precisamos da assinatura de todos. Juntos somos muito mais!

Veja a sintese da “carta do ciclista goiano“, clicando aqui.

Veja as indicações de ciclovias apresentadas no blog do @PedalGoiano, clicando aqui. Participe! Ainda dá tempo!

Conheça as ações promovidas pelo @pedalgoiano (twitter.com/pedalgoiano), do Blog (pedalgoiano.blogspot.com) e dos vídeos (bit.ly/cI6kz8).

Só teremos mobilidade com a bicicleta, trânsito melhor, a substituição efetiva e consciente do carro pela bicicleta, bem como a preservação maior do meio ambiente, com a implantação de ciclovias em Goiânia-GO, portanto, junte-se a nós! Não deixe de assinar este abaixo assinado eletrônico, a seguir.

“Nós, abaixo-assinado, acreditamos nas propostas da carta do ciclista goiano e queremos a construção de ciclovias em Goiânia-GO nos canteiros centrais das principais avenidas da cidade e a criação de outras ciclofaixas aos domingos. Autorizo a divulgação do meu nome, email e setor/região”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s