Estadão, quer que eu desenhe?


“Do que mesmo vcs estão falando?”

Se houvesse honestidade intelectual nessa redação não tratariam de “vulnerabilidade externa” neste governo.

Vulnerabilidade externa, sim, é aquilo que havia no (des)governo FHC: déficit em conta-corrente, DLSP beirando 60% do PIB, taxa de juros absurdamente elevata, e bem, o risco-país…

PS.: Atentem para os três pontinhos.

Falta de poupança pública aumenta vulnerabilidade externa – politica – Estadao.com.br

01 de outubro de 2010 | 21h 09

 

O Estado de S.Paulo – SÃO PAULO

No cerne da questão da vulnerabilidade externa está a falta de poupança no Brasil. Conservadores e heterodoxos concordam que, para reduzir o déficit em conta-corrente, será necessário aumentar a poupança pública . O Brasil poupa pouco, cerca de 18% do PIB, e o ideal seria 25% para sustentar um crescimento acima de 5% ao ano, sem pressões inflacionárias. A poupança doméstica é insuficiente para financiar o crescimento, por isso o País é obrigado a recorrer à poupança externa. Hoje, o setor público contribui com cerca de zero para a poupança doméstica.

Com ajuste fiscal, o governo diminuiria gasto de custeio e pessoal e conseguiria aumentar a poupança pública, reduzindo a necessidade de poupança externa. Com isso, será possível reduzir os juros, que são altos para financiar a dívida pública. E daria para reduzir a tributação sobre o setor privado. Com menos tributos e juro menor, o investimento tende a crescer. Alguns argumentam que países emergentes precisam de poupança externa para crescer. Mas em tempos de crise, a situação pode virar, como 1999.

Inseguros, o investidores externos se retraem e o real se desvaloriza. Se o déficit em conta-corrente é alto, o País fica mais vulnerável. A estimativa é de que, em 2011, o câmbio fique em R$ 1,79 e, em 2014, R$ 2,06. O real deve se depreciar porque o déficit em conta-corrente vai sugar mais dólares…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s