O povo é estúpido?

“Assinale na figura acima aonde os jornalistas/colunistas da velha mídia se alojam.”

Como alguns devem se lembrar eu já (tentei) explicar (e entender) em vários posts espalhados nesse blog a situação ímpar em que a disputa eleitoral se encontra. Nada genial, só uma mera constatação dos fatos.

É o caso do “É o povo, estúpido!“, ou quando previa claramente que a situação atual da mídia brasileira (decadência) e a falta de programa da oposição (incompetência) faria 2010 ser “sangrento”.

Acho que a prova real da atual obsolescência da mídia são seus colunistas. Eles aparentemente vivem num universo paralelo, descolados da realidade, e por melhor que sejam os “novos entrantes”, os mesmos não conseguem escapar das armadilhas montadas nas redações. Afinal, todo mundo tem um aluguel pra pagar no fim do mês, não é mesmo?

Um exemplo é fantástica explicação que um desses colunistas – que agora fazem “pontas” em telejornais falidos no horário nobre (afinal como os jornais impressos que só trazem as notícias de ontem, os telejornais só trazem notícias velhas pra quem tem RSS ou o Twitter) – segundo esse colunista, a explicação para a ausência de impacto eleitoral dos “escândalos”, até agora, é a incapacidade intelectual do povo compreender algo complexo.

O gênio, é incapaz de sair do seu “áquario” para conversar com uma pessoa comum, um cidadão ordinário (rs), que vive a “vida real”. O jornalista é incapaz de ponderar a possibilidade do “povo” ignorar os “escandalos” somente porque considera fatos como “trafico de influência” comuns a todos políticos. Ignora a possibilidade dos eleitores estarem estabelecendo prioridades, como todo ser humano faz para algo importante.

O genial jornalista (sim, isso sim é uma ironia) é incapaz de ponderar que a população possa estar desconfiada das notícias negativas contra um só lado. Possam estar desconfiados da “coincidência” que é o surgimento de escândalos semanais à 15 dias das eleições. Afinal já viram esse filme, e muitos, hoje, sentem um pouco de ressentimento por terem caído na “armadilha” da mídia em 1989 (ou 2006 como queiram). Agora estão escaldados e preferem, algo que é óbvio, continuar o que está dando certo. Afinal essa é uma decisão “evolutiva”. Dela dependerá o futuro de seus filhos e netos. Não existe, no momento, uma situação de troca (tradeoff) que compense outra decisão, senão a continuidade.

Não estou dizendo que tais ataques terão efeito eleitoral nulo. Estou dizendo que não importa. Estou dizendo que o povo, como sempre, sabe o que está fazendo. Estou dizendo que o estúpido da história é o patético jornalista em rede nacional.

Nesse sentido, os factoides diários que a falida velha mídia publica, de maneira articulada, só servem para retroalimentar esse monstro, e aqueles que habitam o seu intestino. Estes, não conseguem enxergar o quão estúpido é participar desse jogo sujo de maneira cega. Aceitam desempenhar esse papel por migalhas, e não veem que estão definhando junto.

Assim, os estúpidos aqui são eles, não o povo.

3 comentários sobre “O povo é estúpido?

  1. Fernando, sem querer criticar, mas os erros ortográficos e de sintaxe, por acaso, foram pra criticar os jornalistas tb?

    1. Caro Henrique,

      Não se furte em me criticar, principalmente os erros ortográficos e de sintaxe (bem como os de concordância). Você deve ser novo por aqui. Eu só sou um mero economista sem muito tempo pra blogar, meus posts vão ao ar desse jeito, então as correções são feitas com o carro em movimento.

      Agora, se eu ganhasse 10% do que os colunistas ganham, te garanto que entregaria um texto redondinho todo fim do dia.

      PS.: Enfim, a língua portuguesa se torna o refúgio dos canalhas, de tudo o que eu disse, o único argumento contra são os erros de português. Aff.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s