2011

Brasília, 2 de janeiro de 2011 –  O céu do Planalto Central amanheceu mais cinzento nessa manhã. Sob o signo da dúvida, Brasília se cala. Após uma posse “esvaziada” e cercada de dúvidas quanto ao futuro da democracia brasileira, tomou posse o trigésimo primeiro presidente da República Federativa do Brasil, José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Alegando problemas de saúde, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva não foi a cerimonia e delegou a transferência da faixa presidencial José Alencar. Fontes do governo afirma que o ex-presidente Lula não apresenta nenhum tipo de problema, mas resolveu mandar um recado político aos seus adversários para o tipo de oposição que irão enfrentar a partir de agora.  No pequeno grupo de poucas centenas de pessoas (segundo a polícia militar do DF) que assistiram a posse do presidente eleito, já se viam bandeira vermelhas e pretas pedindo um “Fora Serra”.

A razão da furia de Lula, foi a forma como o PSDB conseguiu uma virada histórica sobre a sua candidata  Dilma Russeff, com acusações que começaram com a violação do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB, Serra partiu para um ataque virulento na reta final da campanha, acusando Dilma de já ter matado civis e ter praticado aborto forçado em mulheres de militares durante a ditadura.

Acusou também o PT de ter tentado derrubar o avião da Rede Globo de Televisão, que produzia matérias para o Jornal Nacional, mostrando as mazelas brasileiras. A tentativa foi imputada a ex-policiais federais aliados ao PT utilizando um missil terra-ar de fabricação americana, mas que foi extraviado da guerra do Iraque por terroristas comprovadamente ligados à Al-Qaeda.

Em São Paulo, o clima é mais grave, apesar da vitória do petista Alozio Mercadante e dos dois senadores aliados, Marta Suplicy e Netinho de Paula, milhares se aglomeram em frente a sede da Folha de São Paulo e da Editora Abril, a qual acusam de manipular as notícias em favor do presidente Serra. Através da internet, conseguiram mobilizar manifestante de todo o país de toda a América Latina. Além disso via twitter conseguiram burlar a estratégia da polícia paulista de parar os ônibus com os manifestantes num engafamento planejado nas marginais e na, chacoalhante, pista do Rodoanel.

Nesse ambiente, o presidente Serra e o seu vice Índio da Costa, clamam pela normalidade democratica, afirmando que estão abertos ao dialógo com a oposição liderada por Lula e pelo PT.  O aclamado senador Aécio Neves (mais de 80% dos votos do estado), emergencialmente, resolveu fazer uma viagem para Honolulu após a posse, pois especula-se que não terá vida fácil com Serra no poder. Políciais Federais de confiança do presidente Serra já foram deslocados para a Superintendencia da PF em Minas Gerais a fim de promover uma devasa nas contas do estado. Serra acusa Aécio de se unir a Lula e a Dilma, antes das eleições a fim de montar um dossiê fajuto contra a sua candidatura.

No mercado financeiro, a Bovespa planeja adiar a abertura a fim de evitar uma queda brusca dado o cenário de anormalidade democratica. No mercado de câmbio o dolar dispara, chegando a barreira de  R$ 5,00, e segundo operadores pode testar um novo limite em breve. Investidores estrangeiros temem o cenário em que um presidente com aprovação superior a 80% no seu fim de mandato, aja com o figado ao fazer oposição, simplesmente por que sua aliada perdeu atraves de jogadas, segundo ele, desleais.

Fontes em NY e Londres, dizem que numa conferência de voz, com o ex-assessor da candidata Dilma, Antonio Palocci, mesmo tentando evitar o pânico generalizado, deixou escapar que ao  argumentar com o ex-presidente Lula e tentar de todas as formas acalmar os ânimos, ouviu do presidente o seguinte:

– Palocci, você me conhece, então só posso mandar o seguinte recado pros seus amiguinhos: –  Corra, que agora o bicho vai pegar!

9 comentários sobre “2011

  1. velho fiquei ao mesmo tempo, com medo de dilma perder e empolgado de ir as ruas para depor serra.

  2. FACTÓIDE VERGONHOSO

    Armação não ganha eleição. É arma de marqueteiro incompetente (e estratagema de político menor – cujo lugar na história se apequena na proporção do estardalhaço com que tenta se vender fraudulentamente. No caso, como vítima – de uma artimanha flagrantemente armada em autobenefício: um sofisma (a construção de um raciocínio falso para induzir em erro – por meio de um argumento fraudulento).
    Era previsível que apareceriam com algo dessa natureza – é sua praxe. Essa vergonhosa fraude com que o PSDB (e seu candidato) ora tenta enganar a opinião pública, além de sofisma recorrente, é uma fajuta tática de marketing de guerra rasteiro: infiltram (ou exploram) mercenários no partido (ou na campanha) alvo – todo grupamento tem insatisfeitos, arrivistas, oportunistas e traidores – para cometerem crimes e irregularidades, a que dão sua versão (distorcida), ou, redirecionam erros e/ou crimes de terceiros, supostamente relacionados com o adversário, de modo a incriminá-lo – para lhe desconstruir a imagem. E, claro, colocando no poderoso papel de vítima seu beneficiário… (A vítima é inatacável: conquista automaticamente a solidariedade e a piedade do senso comum. É praticamente canonizada em vida…). É uma manipulação maniqueísta típica: o bem (a vítima) é automaticamente colocado de um lado e o mal (o vilão) do outro – a vítima só tem razão, o vilão só tem culpa. Funciona – como ficção para infantilistas. A realidade, felizmente, tem coloridos e matizes – não é esse preto e branco simplório e tendencioso… Está visível e sofrível a forçada de barra…
    O caso é grave! Por que só agora (num momento estratégico da campanha eleitoral – e após tantos meses do ocorrido) fazem a denúncia? E as demais violações? Só contam as que beneficiam eleitoralmente ao candidato? E a situação, é burra?
    Estando tão à frente nas pesquisas, GANHANDO NO PRIMEIRO TURNO, é óbvio que Dilma (nem o PT) jamais daria, de bandeja, essa vitrine ao adversário! Se há motivação política nesse episódio é da parte de quem o explora em autobenefício…
    O PSDB (e seu candidato) está se mostrando um partido asqueroso, baixo – cujo futuro é o lixo da história. Por representar uma elite fossilizada e preconceituosa (que fala bonito, mas faz feio), não soube governar, não sabe fazer oposição, não sabe ganhar eleição (por não ser alternativa confiável) e não sabe perder. Quer ganhar na fraude, enganando o eleitor: continua achando que o povo é idiota – por isso só perde…
    É revoltante! Por não ter carisma, o que mostrar para convencer o eleitor, tenta empurrar goela abaixo do eleitorado um factóide desse nível de desonestidade – envolvendo a própria filha numa maracutaia de tão baixo calibre… Apelou abaixo do mais elementar nível de dignidade… Lastimável!
    Tudo isso só mostra que, pode até ter preparo, mas não é confiável!
    Serra suja sua biografia – submetida assim, de forma calamitosa, a estratagema tão indigno. Jogou baixo – na sujeira, e alto – no risco… A (des) cartada vai sair pela culatra – na resposta das urnas. E ficar como mancha vergonhosa na sua história…
    Já fui seu eleitor (fiz campanha para ele). Há muito, como muitos dos seus antigos eleitores mais conscientes, fui percebendo o monstro dentro do mito: a sede cega de poder… – e migrando para alternativas mais confiáveis de estilo político. Muito me decepciona e frustra ver tão vergonhoso e triste fim para uma carreira tão brilhante (ao que parece, em jogadas desonestas, segundo sua fama nos bastidores do jogo sujo do poder, alardeada por quem teve a desventura de tê-lo como adversário – e, como se vê, confirmada por factóides dessa baixeza…). Serra não faz oposição, faz guerra…
    Encerra, Serra… Com um mínimo de dignidade! Já que não sabe ganhar, saiba perder. Perder uma eleição é normal. Perder a dignidade… É deprimente…

    PARRAL
    (escritor)
    parralverde@gmail.com

  3. O Sr Enganador/Mais Cheiroso em janeiro já sabia da suposta violação do sigilo de sua filha.
    Por que o Sr Enganador/Mais Cheiroso não declarou publicamente quais medidas iria tomar?
    Na época o Sr Enganador/Mais Cheiroso não era candidato.
    Então não era conveniente criar um fato político?
    Por que o PT violaria sigilos de pessoas INEXPRESSIVAS como Eduardo Jorge e Verônica Serra?
    Em 2009, data dos ’sigilos’, já tinha sido definido os candidatos dos partidos?

    É lamentável que este Sr Enganador/Mais Cheiroso e o seu PSDB são TÃO PEQUENOS para a grandeza de São Paulo!
    Chega a ser ridículo!
    Falta muita qualificação.
    O “Zé” na favela 'fake' é totalmente irreal para os mais cheirosos tucanos.
    A atitude tucana sempre foi outra e nunca a realidade social do Brasil.
    O que o Sr Enganador fez todos estes anos?
    É gritante a falta de programas governamentais sólidos.
    É uma inércia política, principalmente em SP.
    É a burrice intelectual dos intelectuais mais bem instruídos.
    É o 'nojo' aos pobres muito visto em Sampa.
    É inconcebível que pessoas tão insignificantes estão há mais de 15 anos em uma das principais cidades do mundo!

    Eu quero que SP acorde desta burrice de um pensamento só!

    Parabéns, Parra, pelo FACTÓIDE VERGONHOSO.

  4. Sem dúvida, vc tem estilo, ótima crônica, parabéns!

    Não sei se seria uma boa sugestão. Mas há outros textos literários seus, como aqueles sobre Lula e dilma. Você não poderia ter um segundo login para postá-los de modo que no lado direito do blog ficassem mais fáceis de ver?

  5. Fiquei pensando em um cenário alterntivo, menos dramático e com um toque de ironia.

    A justiça interpreta, a partir de um golpe bem dado, que a candidatura Dilma é inválida. Não há tempo de colocar outro candidato e Lula passa a apoiar Plínio.

  6. Cara, essa crônica foi bem feita. Parece até um filme de terror. O Plínio disse que se ganhasse o Brasil viraria o caos. Com Serra seria igualmente bizarro, vez que Serra teria ampla minoria no Congresso, com um monte de inimigos na política (até no próprio partido), sem legitimidade popular, e com a máquina de estado e de governo na mão, como a Polícia Federal, além do apoio da mídia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s