Disclaimer

“Não sou advogado, como é mesmo o nome desse instrumento legal em português?”

Alguns avisos:

  • Esse blog, principalmente, os meus posts vão ao ar com centenas de erros (não só de português, como sou amador, às vezes estou no meio de um paragrafo e tenho que parar, ai a ideia já se foi….). Com a prática (somado à escassez de tempo) percebi que estava criando milhares de rascunhos. E como só “editava” (corrigia os erros) dos que vão ao ar, resolvi mandar bala, escrevo o rascunho mais ou menos e boto no ar. Depois volto corrgindo corrigindo (viram?) Não achei no WordPress uma forma de mostrar explicitamente aos leitores que o post foi “alterado” e “quando” (que seria o correto). Mas pelamordedeus, isso aqui “é só mais um blog”.
  • Este blog, principalmente, os meus posts, “estão” militantes. Não “são”. Ou pelo menos não deveriam. Depois das eleições quero ter uma abordagem mais crítica com os erros do governo. Todo mundo erra. Governantes não são diferentes. Criticar é preciso. A mídia não sabe criticar. A oposição idem. Sobrou pra nós. Elogiar qdo tem que elogiar. Criticar qdo tem que criticar. Questão de princípios.
  • Aceito críticas que surgiram em alguns posts. Por exemplo: i) Não critiquei o governo do Rio qdo ocorreram as enchentes e deslizamentos. Fato. Estava viajando de férias. Não acompanhei o assunto. Mas deveria ter sido tão critico qto fui com a ineficiência do governo paulista. ii) Não publiquei nada sobre o (desastroso) novo Código Florestal. Fato. Não tenho informação suficiente pra fazer uma crítica qualificada (mas pra falar a verdade se isso fosse impedimento pra deixar de escrever…). Diferentemente de Belo Monte, que, dentro do possível, tentei me informar, e tenho posição (favorável, a despeito de tudo), no caso do Código Florestal passou completamente batido. Mas a priori, acho que a bancada ruralista já obteve todo o tipo de concessão possível e imaginável. É preciso estabelecer limites, inclusive na dimensão das propriedades rurais. Não dá pra ter latifúndios maiores que muitos de países do mundo. Criticar essa relação esdruxula de refinanciamento ad eternum dos produtores rurais. Bem como os grandes grupos industriais. O que nós leva ao segundo item.
  • Como já disse uma vez, antes de usá-lo, tenho diversas restrições ao uso do termo PiG. Acho que é do jogo. Mensalão, tucanoduto, etc. Política agora virou a arte de criar marcas negativas para seus adversários. Em determinados momentos, certos setores da mídia, se mostraram até golpistas. Mas não é regra. Apesar de muitos jornalistas, em nome dos seus não-tão-polpudos salários, aceitarem fazer um serviço sujo de vez em qdo. Como em briga de colégio, quem começou foram eles. Então vou usar até o fim das eleições, depois vou desembarcar dessa. Simplesmente, pq generalizar não leva a lugar algum. O golpismo, enfim, está em alguns. A mídia é só o meio (e isso é até meio óbvio, né?).
  • Tenho lado (esquerda). Tenho posição (liberal). Tenho partido (PT, PSB e PC do B e demais partidos de esquerda mais progressistas). Não gosto de tucanos (nem os que respeito profundamente, tipo o Bresser). Acredito até, que numa mesa de bar teria uma discussão mais profícua com um Demo do que com um Tucano. Os caras não dizem nada com nada e não levam a lugar nenhum. E são tão insonsos que nem vontade de meter o pé na cara do pobre coitado vc sente.
  • Desisti de fechá-lo. Mas acho que a atual plataforma não permite a utilização de todos os recursos disponíveis na web no momento. Vou partir para um domínio próprio. Quero usar o blog de uma forma mais dinâmica. Bem como acadêmica. Escrever um pouco mais sério, e usar o twitter pra todo o resto. Acredito que é mais ou menos isso que vai acontecer daqui pra frente com todo mundo. Quero tb esquecer um pouco esse babacas da mídia (miriams, mervais, noblats, garcias, jabores e derivados). Esses caras são o passado, se perderam no processo evolutivo, não leva a lugar algum ler, analisar ou criticar o que escrevem. O fato de terem um espaço num jornalão, bem é só isso: um espaço em um jornalão.
  • Tenho time de futebol (Goiás, só o Goiás). Tenho time de basquete (Lakers, só o Lakers). Corro, pedalo e nado (dentro do possível para um pai de duas crianças).  Não troco mais meu fim de semana jogando videogame com as crianças por uma leitura de jornal ou revista, nem a pau. Nem se me pagassem pra isso. Blogar, não é minha vida, no meu caso, é um mero hobby. E acho que sou bem fraquinho nisso, mas a culpa é da tecnologia que me permite escrever as minhas besteiras a custo praticamente zero. Isso tem que ficar bem claro.

Apesar de tudo isso já ter ficado nas entrelinhas, acho legal colocar em publicamente num post só. Pois a falta de transparência não é uma das nossas maiores críticas com a mídia brasileira?

8 comentários sobre “Disclaimer

  1. Confesso que eu também gostaria de fazer posts mais críticos, e vejo que não faço por falta de tempo (na verdade, em boa parte das vezes eu organizo mal o tempo de que disponho). As conversas que tenho com amigos politizados produzem críticas mais contundentes ao governo, por exemplo, do que em vários posts meus. Gosto muito de ler e de escrever, mas ando escrevendo bem menos do que eu gostaria. Fernando, creio que nem precisa falar, mas fique à vontade com o blog, caso queira mudá-lo. Abs!

      1. Na verdade eu vou ter que arrumar um VPS de qualquer forma pra empresa que estou montado, ai no embalo vou levar o blog pra lá. Eu já tinha te falado do Swivel http://www.swivel.com/ mas eu sinto falta mesmo é de mais interação, customizar o CSS e etc.

        Quer um exemplo simples que queria usar tipo isso daqui ô:

        http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/charttools/index.html

        E não posso no wordpress.com

        Obviamente vou por ads, pq não tem jeito né?

  2. Em português, ou melhor, em juridiques eu não sei.

    Mas em inglês talvez fosse melhor usar “disclosure”.
    Digo isso não porque domine a língua mas porque vejo mais essa palavra.

    Mas também acho que deve ter algo em português. Resta não ser um termo arcaico e pomposo como os caras gostam. Se bobear vão sugerir algo em latim.

Deixe uma resposta

