Amiano Marcelino :: "Diogo Mainardi é minha anta"



Diogo Mainardi é minha anta « Amiano Marcelino

agosto 10, 2010 in Jornalismo, Política

Diogo Mainardi comprou um novo livro. Ou viajou, sei lá. O fato é que escreveu uma coluna na Veja, comparando a campanha eleitoral de Dilma Roussef às campanhas eleitorais da cidade romana de Pompéia. A idéia de comparar eleições modernas a eleições antigas não é nova: isso foi feito alguns anos atrás em um jornal americano, por exemplo. O problema não é a falta de originalidade. O problema é que Mainardi, como uma parte irritante dos escritores histéricos de direita, resolve usar sua razoável vivência cultural para tirar onda de fodão e atacar o Lula e a Dilma. Eu digo razoável porque é razoável mesmo: o cara viveu em Veneza, em Londres, conheceu o Ivan Lessa, o Paulo Francis, e traduziu para o português um dos meus escritores preferidos, o Italo Calvino (tá lá na Wikipedia, onde tem um verbete dedicado a ele).

Mas eu também digo razoável porque é só razoável mesmo: beeeeem razoavelzinha. Qualquer pessoa que tira onda de fodão deveria saber tomar mais cuidado com o que vai escrever. Mas minha anta não (e antes que me processem, esta é apenas uma referência carinhosa a um de seus livros mais populares entre seus leitores). Ele cita: ‘Caium Secundum para duoviro’; mais abaixo, ‘Cuspium Pansam para conselheiro’. Bom, qualquer pessoa com um mínimo de cultura clássica sabe que tem algo errado aí. E não estou falando apenas da comparação chula com os processos eleitorais numa cidade romana (coisa que o jornal americano não fez de maneira tão pobre). Não existe o nome Caium Secundum em latim. Nem Cuspium Pansam. Talvez ele esteja falando de Gaius Secundus e de Cuspius Pansa. Ah sim, porque Mainardi não sabe a diferença entre o caso nominativo (Caius) e o acusativo (Caium). Em um texto em latim o acusativo é usado para identificar, entre outras coisas, o objeto direto (e não o sujeito). O Lula pode não saber disso, nem a Dilma. Mas da minha anta eu não esperava uma baixeza destas, coisa de primeira aula de latim. O Ivan Lessa e o Paulo Francis saberiam, e principalmente o Calvino – que, afinal de contas, era um grande defensor dos clássicos.

Mas essa é a cara da direita brasileira: a cultura não é algo defendido como um direito de todos. Ela é usada como um porrete contra inimigos políticos, movida pelo preconceito social. Mesmo por quem não tem a menor idéia do que é que está falando.

13 comentários sobre “Amiano Marcelino :: "Diogo Mainardi é minha anta"

  1. Puxa, sabe que eu comprei um livro do italo calvino sem perceber que era tradução dessa anta…não consegui ler. Toda vez que começava me lembrava do idiota…acho que o texto ficou com o ritmo da escrita rasa dele…dei o livro para uma amiga. Desde então, tomo o maior cuidado com os tradutores!

  2. A única anta aqui são vocês que defendem o Lulo e a Dilma. Que em 8 anos no governo só fez o país andar para trás. Com todas as falcatruas que houveram nos ultimos tempos, os 2 governantes têm a cara de pau jogar areia na cara das pessoas e fingir que nada aconteceu. Ainda por cima, retirar a liberdade de se exprimir ao ponto de não permitir que as pessoas reportem a sua opnião politica. Todo governo comunista começa assim,primeiro retiram o poder e a liberdade de as pessoas exprimirem, seu descontentamento, desagrados e frustrações. O 1º exemplo disso e a maneira de como o PRESIDENTE da REPUBLICA e o primeiro a ignorar leis, em vez de ser o 1º a dar exemplo, e o ultimo a demonstrar a que não é e nunca foi moldado para ser presente. Se você se perguntar o que o presidente Lula conseguiu mudar nos ultimos 8 anos, a respotas é muito simplória, como o presidente também assim o é, muito pouco ou nada. Está na hora de o polvo demonstrar maior interessedo que se passa ao redor de cada um e não permitir que isso continuo a acontecer com o fantoche que lula pretende colocar no governo, esquecendo as suas funções como presidente do Brasil e passando a marqueteiro da campanha de Dilma Fantochada. E criticar o Mainardi porque ele critica o governo é muito pouco, critique sim e a opnião dele. E muitas ainda se consideram Jornalistas …

  3. O que eu mais gosto da Veja, do Mainardi e da maioria dos partidários do PSDB é a insistência em tocar sempre no mesmo ponto como um disco arranhado. A história do POLVO, por duas semanas seguidas, francamente, já encheu o saco. Eu até comprava a revista só para ver se fazia algum sentido, mas já começaram a apelar. Nossa oposição precisa de uma mudança drástica em sua estrutura.

  4. Leia carta capital para sair da realidade limitada, podendo ser coniderada ignorante dos leitores da veja(que na maioria é a unica revista que leem).

  5. Viva o PT (partido dos trapaceiros)utopicos… Viva o lula e a dilma… e td que eles representam… Viva a santa ignorancia do povão.. que vota com o estomago e pensa com as tripas…

  6. La culture cést comme la confiture…quanto menosa a gente tem, mais tem que espalhar bem

  7. Meu querido, acho mesmo que vc faz parte do “polvo” e não do povo, pois seu cérebro deve ser do mesmo tamanho do molusco citado no seu comentário, daí sua dificuldade de entender e principalmente de escrever. Abraços.

  8. Fremans vai ler mais para ver se consegue ter mais compreensão de texto e escrever melhor para se comunicar com as pessoas com sucesso e se fazer entender. Me desculpe a sinceridade, mas você escreve mal demais!!!!

  9. Paulada na molera!!! Chupa Mainardi!!! Chupa que a cana é doce… Fica posando de fodão e não sabe o que diz. Não passa de um boquirroto. Você precisa se tratar, Mainardi. Ainda que eu tenha sérias dúvidas quanto a qualquer possibilidade de cura no eu acaso. Não é à toa que você assumiu de forma tão galharda o seu papel de ventríloquo da elite patrimonialista e retrógrada de São Paulo e do grande capital internacional. Você é horroroso Diogo Lewinsnky Dorian Gray Mainardi, o pomposo, o pimpolhão, o palhaço… Ô, dó!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLoBO é um braZil para TOLOS”

  10. Caro Fremans, a sua opinão se baseia em que? Eu vejo muito preconceito, muita falácia e poucas provas. Você sequer soube criticar de maneira concisa o que foi escrito. Você sequer segou a ler uma segunda vez antes de se sentir indignado? Diogo Mainardi não é um repórter, é um vomitador de injúrias da elite. Você provavelmente tem essa opinião simplesmente por ter algum conforto. E digo isso assumindo que venha da classe média baixa/média pelo seu texto. Todos os críticos desse governo repetem as frases rasas da oposição mas nunca conseguem entrar em uma discussão com um embasamento mais profundo, mais refinado. Isso, ao meu ver, é um exemplo claro da massa de manobra da elite. O que o governo atual fez, em muitos casos, foi atenuar a linha da miséria. Não digo que é a melhor solução; obviamente vemos que não. Mas simplesmente não fazer nada é ainda mais opressivo. Pese bem o quanto vale a vida de milhões sendo tirada da pobreza absoluta contra reformas monetárias visando manter o FMI satisfeito e o país na merda.

  11. Querido irmão que sabe tudo de latim, perdão! SÓ COISAS DE PRIMEIRA AULA (como se muuuuitas pessoas no país que você vive falasse latim fluentemente)! Você já parou pra pensar que ao acusar a sua anta (dane-se o que você queria dizer, a ambiguidade prevalece) de querer se mostrar fodão e de ter uma bagagem cultural beeeeeem razoavelziiiinha, você mostra o quanto VOCÊ também é esnobe e hipócrita e não tem um pingo de humildade? Humildade que pra maioria das pessoas vale muito mais que qualquer vivência cultural DAS MAIS FODONAS! Então antes de julgar o outro, olha pro seu umbigo e aprenda a medir suas palavras

  12. Sou contra o PT. Mas uma coisa concordo plenamente com esse rapaz: Diogo Mainardi é um dos falsos intelectuais da modernidade. Pensa que sabe mais do que sabe, e que a maioria é burra o suficiente pra engolir.

    Deslumbrado e liso, porque se refugiou para não pagar uma dívida judicial de R$35.000,00.

    Não sei qual é o pior: ele ou Leandro Narloch.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s