Lula fala aos internautas

Foi divulgado hoje um vídeo em que o presidente Lula fala aos internautas. O presidente acerta em cheio em dizer que o trabalho dos blogueiros (e twiteiros) exige sacrifícios, pois muitas vezes é feito de madrugada, no pouco tempo livre que cada um dispõe para atuar nas redes sociais, nos sites e em blogs. O presidente também comenta, acertadamente, que os blogueiros contribuem para a democratização da informação, e que cada internauta também é um formador de opinião.

Ao pensar sobre os blogueiros e twiteiros, a imagem que me vem à mente é a da telemetria na fórmula 1, sistema onde inúmeros analistas ficam monitorando o comportamento do carro e de seus inúmeros componentes eletrônicos, hidráulicos e mecânicos, além de medir com precisão o desempenho do piloto, como aceleração e uso do freio.

Blogueiros obtendo e produzindo informação dia e noite

Assim é a blogosfera, que fica monitorando os acontecimentos e informações na rede, analisando as manipulações da mídia, obtendo inúmeras versões sobre um mesmo fato, confrontando os dados e matérias da velha mídia com a realidade, e produzindo informação. A mídia tradicional já está perdendo o monopólio de produção da notícia há algum tempo, e essa tendência irá cada vez mais aumentar.  Isso ocorre devido a inúmeros fatores, como o aumento da venda de computadores, aumento da banda larga, e perda de credibilidade e da qualidade dos jornais, TVs e portais, que cada vez mais são associados a análises parciais, partidárias e até golpistas, além das já tradicionais manipulações visando inúmeros interesses e objetivos. Assim, as pessoas cada vez mais recorrem à internet para obter informação de modo heterogêneo, visitando inúmeros blogs e sites. Essa diversidade é ótima para a democracia, para o povo brasileiro e para o país.

2 comentários sobre “Lula fala aos internautas

  1. Graças à internet, à blogosfera, a comunição no país está mudando, enfrentando política e jornalismo sórdido por uma imprensa melhor.
    A grande mídia oligopolista sempre quiz deter o monopólio da verdade, o seja, eles sempre veiculam a “burrice” do pensamento único, pensamento só deles, pensamento alienante.
    Hoje graças aos blogs os cidadãos comentam e exprimem suas idéias sem 'cabresto'.
    Somos agentes ativos do debate nacional. O debate nacional é a plena democracia dos internautas/blogs.
    A passividade é da grande mídia golpista. A mesmice de sempre da imprensa sem isenção é a mediocridade de quem não quer aceitar a 'net' ou se modernizar.
    É uma comunicação revolucionária, democrática de um Brasil que é de todo povo brasileiro.
    Realmente o Presidente mostrou mais uma vez sua perspicácia e o reconhecimento dos internautas/blogs que são fundamentais para a democracia brasileira.
    Parabéns ao Presidente e ao MUITO PELO CONTRÁRIO.

  2. É por isso que tentam, a todo custo, elitizar o acesso à banda larga. Já pensou se a maioria passar a ter acesso às informações e opiniões produzidas nos blogs progressistas? É como acordar para a Matrix, rs. Há um outro mundo fora da telinha e da revistinha que vem de graça quando você abastece o carro. Ou surrada no dentista, salão de beleza, etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s