Champanhe? Não, obrigado. [30/07/2010]

“Tempting Fate é fazer qualquer coisa parecida com isso antes do fim do segundo turno”

Às vezes, nós esquecemos que os eleitores brasileiros são conservadores, e portanto ainda susceptíveis a factoides e ataques de pânico. Eu torço para que eles tenham se tornado imunes a isso (ver “É o povo, estúpido“). Mas isso é torcida, não garante muita coisa. Então, acho melhor a gente baixar a bola, e guardar a champanhe pro final.Lembrem-se da euforia antes da eleição do Obama, do entusiasmo logo após, e principalmente, saibam que o ele aprovou tudo que mandou para o Congresso, reformou a saúde, o mercado financeiro, estabilizou o Iraque (mas continua com problemas no Afeganistão), se acertou com a Rússia, conseguiu que a China flexibilizasse o câmbio, entre outros. E pode deixar tudo isso de bandeja pra uma Sarah Palin da vida.No nosso caso, o Lula com o Brasil crescendo a 7% a.a., com a inflação controlada, um nordeste crescendo a ritmo chinês, próximo do pleno emprego, desigualdade despencando, pré-sal a ponto de bala, Previdência rumo ao equilíbrio, renda per-capita explodindo, política externa altiva e soberana, investimento engatilhados em Defesa, alguma reformas (mas muitas que ainda não foram feitas), entre muitos outros. E pode deixar isso de bandeja pra um Serra-Indio da vida.

Já ouviram falar em “tempting fate“? Só me liguei para a expressão num episódio da 1ª temporada de “The West Wing” (se alguém achar o vídeo no Youtube me avise), em que na primeira votação para um juiz para a Suprema Corte e o pessoal pensa em abrir uma champanhe antes do fim da votação, eis que Toby chega e…

TOBY Put it down! Put it down! Put it down!

BONNIE Toby…

TOBY No champagne.

BONNIE We’re just getting ready to…

TOBY Put it down. Everyone in this room let me have your attention, please. The law of our land mandates that Presidential appointees be confirmed by a majority of the Senate. A majority being half plus one for a total of what, Ginger?

GINGER 51.

TOBY 51 yea votes is what we see on the screen before a drop of wine is swallowed! Because there’s a little thing called what, Bonnie?

BONNIE Tempting fate?

TOBY “Tempting fate” is what it’s called. [starts collecting champagne glasses from everyone] In the three months this man has been on my radar screen, I have aged 48 years. This is my day of jubilee and I will not have it screwed up by what, Bonnie?

BONNIE By tempting fate.

TOBY By tempting fate! These things take patience. These things take skill. These things take luck. In the 15  months we’ve been in office, what kind of luck have we had, Ginger?

GINGER Bad luck.

TOBY What kind of luck?

GINGER Very bad luck.

Então, é melhor se vestir para guerra e lutar dentro do campo contra o time adversário – e se necessário contra o juiz – por que o jogo, meus caros, só acaba quando termina.

Nesses casos, esperar o apito final antes de comemorar, mais que prudência, é sinal de pura sabedoria.

6 comentários sobre “Champanhe? Não, obrigado. [30/07/2010]

  1. É como diz Pedro R. Lima, professor PUC/Porto Alegre:
    “Lula, que não entende nada de nada, é melhor que todos os outros.”
    E, também, PAULO BOCCATO, mestrando em direito (São Carlos, SP):
    “Caráter não precisa de diploma, mas é ‘documento’ que falta há muitos que, em sua arrogância, se acham governantes melhores que outros governantes e que, aliás, não fazem mesmo muito melhor quando (pasmem!) jactam-se de suas escuridões como símbolo de aceitação popular!”

    Espaços democráticos como o Muito pelo Contrário são vistos e comentados por inúmeros eleitores e, muitos destes que conheço estão ansiosos pelo apito final e a champanhe.

    1. Não encontrei Pedro R. Lima algum lecionando na PUC/Porto Alegre.
      O autor da frase também é dado como sendo da Economia da UERJ, mas também não existe entre os docentes de lá.
      O provável é que não exista.
      Sintomático, não…?

  2. Seu post está inspirado. E merece um brinde! Veja essa frase do ator José Wilker dita em entrevista à revista Poder e citada na Carta Capital dessa semana: “Quem enfiou na cabeça que pessoas ricas, ditas cultas, deste país sabem articular frase com começo, meio e fim? A mesma briga com o plural que Lula tem vejo nas elites”.

  3. Fernando, sei que você não gosta nada de contar com os ovos antes de serem colhidos. Mas vamos dar um espaço para o contraditório (palavra tão em moda…)

    Vou postar uma análise do porquê acho que dará primeiro turno (que já apareceu no Nassif hoje)

    Também pediria que você visse a possibilidade de colocar o novo video – versão desenho animado – da música Dilmaboy no ar. Eu não aprendi como colocar videos (tentei 3 vezes aquele dia). (Vou apelar : vc sabe que ele é goiano… E está com 200 mil visitas no Youtube)

    Veja a matéria no vermelho sobre Dilmaboy:

    http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=134147&id_secao=29

    Abs.

    1. Sabe que no fim não tive tempo de comprar um champanhe… Agora fica pro dia 31.

      Fernando, não é só a Dilma que tem que provar coisas. O Lula em 2002 teve que assinar a Carta ao Povo Brasileiro, depois do tiroteio do Bacen. Faz parte da vida. Ser político é profissão também (não só de fé). Do mesmo modo que executivos cuidam de comunicar seus produtos, cabe aos políticos se comunicarem mais e melhor com a sociedade. Empresas também sofrem boatos, espionagem industrial, etc.

      Abs.

      1. Desculpe, depois vi em outro post que vc usou a mesma imagem da “carta”… sincronicidade de pensamento…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s