O Nordeste pode decidir o 1º turno

A Região Nordeste é onde as pesquisas ainda apresentam maior diferença relativa em relação à última eleição, que já havia sido bem regionalizada. Mas é simultaneamente a região onde Dilma recebe maior intenção de voto (52%) e onde é menos conhecida (apenas 68%, ambos os dados da última Ibope.)

O gráfico (atualização de um anterior já postado aqui) apresenta a distribuição dos votos válidos no turno decisivo. As regiões com crescimento populacional vêem suas fatias nos anéis aumentarem em cada eleição.

Nota-se que a última pesquisa Ibope (21/junho) para o 2º turno já apresenta uma distribuição de votos muito parecida com a de 2006 na maioria dos casos. Exemplos: em 2002 o PSDB (Alckmin) obteve em SP 12,2% do total de votos brasileiros, e a extrapolação mais recente indica 11,9% para Serra. Em 2002 Lula obteve na Região Sul 7,3% dos votos válidos totais, e agora parece que Dilma receberá 6,9%.

No entanto, parece improvável que Serra venha a receber 10% dos votos totais no Nordeste, que é o que a última pesquisa aponta. Está fora do padrão histórico de crescimento do PT para essa região, talvez lembrança da relativamente boa votação em 2002. Por isso, é previsível que, quando aumentar o conhecimento do nome Dilma nessa região, cerca de 15% dos votos do Nordeste (equivalentes a 4% do total do Brasil) migrem de Serra para Dilma, independente de pequenos movimentos em outras regiões.

A concretização dessa transferência (algo como metade dos votos das pessoas que ainda não sabem que Dilma é candidata), que é possível para o período de campanha (17/ago – 01/out), pode determinar a eleição em apenas um turno.

Nas pesquisas o Nordeste ainda não acompanha o padrão histórico

2 comentários sobre “O Nordeste pode decidir o 1º turno

  1. Dilma ainda vai crescer no Brasil como um todo, mas no nordeste realmente ela deve crescer mais ainda. Creio que há mais chances da eleição ser definida no primeiro turno que no segundo. A mídia parece estar tentando inflar o voto em Marina, dando a ela mais espaço e comentários positivos, numa tentativa de levar o pleito para o segundo turno.

  2. Provavelmente a ultima esperança conservadora vai ser inflar a Marina. Mas ai existe um paradoxo, se a Marina crescer, vai crescer em cima do “mercado de votos” do Serra. Mesmo que seja em um primeiro momento. Será interessante observar esse jogo.

    Já a Dilma, acho que acertaram em cheio em atacar o PR. Pena que o Osmar Dias (PDT) seja um político tão fraco. A chance real de disputar competitivamente o governado do PR e ainda hesita.

    E ai o Serra, realmente partiu pra uma atitude defensiva com a escolha do Alvaro Dias (um erro, mas acredito que eles nao tinham escolha).

    Então, acho que eles dão como favas contadas o crescimento no Nordeste (principalmente qdo o Lula entrar em campo) e se surpreenderam com um crescimento no Sudeste. Resolveram atacar o Sul pra fechar a fatura.

    Se isso foi planejado, o PT está de parabens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s