É só uma questão de qualidade


“Lula, Dunga, isso é só a ponta do iceberg. E não adianta tirar dvd, vcr, video-game, etc do Ibope.”

Eu estou me regojizando até agora. Afinal fui um dos poucos, que após a convocação da seleção, postou pra defender o Dunga e o seu “futebol operário”. Não quero ser chato, mas já sendo: eu avisei que o Dunga estava indo contra interesses poderosos, e que a midia esportiva (e agora toda a mídia enfim) sairia das sombras e o atacaria até o final da Copa. Algo muito similar com o que aconteceu com o Lula.

Fui linchado, me destroçaram, uns diziam que carreguei nas tintas, outros que não entendia de futebol, que estava “viajando”. Pois é. Desculpas? Alguém? Não né. O que o Dunga fez foi ir além daquilo para o qual foi contratado limpar a seleção e dar errado na eliminatórias. Assim a convocação de “novos talentos” renderia bons lucros aos empresários (entre outros).

Só que ele deu certo, e não havia argumentos para retira-lo. E agora, tem tudo pra fazer uma boa Copa do Mundo. Se vai ganhar ou não, é um detalhe. Um pênalti, uma expulsão, um impedimento não marcado. Como sempre é – propositalmente – no futebol. O estrategistas da FIFA acham isso bonito, acham que isso faz parte do espetáculo.

O que importa, pra quem realmente entende de futebol torce de verdade para o Brasil, é que o grupo está fechado com a comissão técnica. Futebol é grupo. “Indivíduos vencem partidas, times vencem campeonatos” é o que está escrito no vestiário do maior adversário do meu Lakers, os Celtics, o time com a maior quantidade de títulos da NBA (17).

Mas o mundo dá voltas, e aqui estamos uma surge virtual ocorrendo contra a não-mais-toda-poderosa Rede Globo. O que é interessante, é que essa história já aconteceu várias vezes com outras grandes empresas. Destruição criadora, dizia Schumpeter.

O que é inacreditável, é que se repita tanto assim. Uma grande empresa, de alguma forma (lícita ou não) domina o mercado, e depois é surpreendida com uma onda que a varre e daqui a pouco ninguém mais se lembra que ela existia. Mas não era pra ser uma surpresa, pois todos estavam avisando que iria acontecer.

A internet deu voz aos cidadãos, mas principalmente, deu voz aos consumidores. O que a Globo está experimentando é só o que o call center dela já recebia por anos. Uma avalanche de reclamações sobre o seu produto, que se tornou uma porcaria. Mas isso nunca chegava “aos níveis hierárquicos superiores”.

Eu sou fã do basquete, então assisto a NBA. A diferença é constrangedora. Somos enterrados com informações, táticas, estatísticas e dados históricos. Os comentaristas não ousam abrir a boca sem algum embasamento. Vc termina uma partida com algum conhecimento novo sobre o esporte.

E o futebol? Bem o futebol brasileiro em específico é isso ai. Uma mistura de Tadeu Schimdt, Galvão Bueno, Casagrande e Alex Escobar. Um lixo enfim. Emburrece tanto quanto ouvir o Sardenberg e Miriam Leitão falar de economia. Tanto qto ouvir o William Waack falar de política externa. Tanto qto aprender sobre política com o Jabor.

Interessante. Então acho que descobrimos pq os consumidores estão se revoltando. É só uma questão de qualidade.

3 comentários sobre “É só uma questão de qualidade

  1. A globo, oficialmente, tah reclamando agora. Entretanto, o resto da imprensa já é contra Dunga faz tempo. Apesar disso, e o Dunga é chato e mal-educado mesmo, sou a favor dele, pois a imprensa esportiva quer ser imparcial, mas é do contra. Urubus, mesmo. Não dizem que torcem para o Brasil, pois mostraria parcialidade, o que é besteira, já que a seleção é nacional mesmo, mas enchem a boca pra torcer pra Espanha, Holanda, Argentina… E outra, os caras passam 4 anos xingando o Dunga, eu acho que me comportaria de forma educada, mas entendo completamente quem se revolta e perde a linha. É feio da parte de Dunga, mas não sei o que realmente acontece pra ele ter tanta raiva, eu não saberei, pois a imprensa só mostra a versão dela.

  2. só o efeito que o dunga causou sobre a imagem da globo ja valeu a copa …todos veem que a globo torce contra ele só olhar o twitter, e enquetes…incrivel observem a queda da Manchete…quer dizer globo…depois que dilma se eleger a globo não passa 3 anos na liderança

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s