Acorda, Serra. Querem puxar o seu tapete.


“Acorda, Serra. Tão querendo te sacar.”


Vcs sabem que eu sempre relutei com essa idéia de que o adversário do PT era unicamente o Serra. Muitos se irritaram qdo comecei a repetir que via muitos “aecistas disfarçados de dilmistas” espalhados na blogosfera. Uma coisa é ser contra o Serra. Outra coisa é ser pró-Dilma.

Uns ignoram completamente a visão econômica do Aecio. Ninguém na mídia sequer citam o que seria a política externa de um governo dele. E sobre o pré-Sal? Na verdade é por estratégia que o mineiro se mantém com “uma página em branco a ser escrita”. A questão é: escrita por quem, cara-pálida?

Não estou fazendo terrorismo, aceito a mudança como ordem natural das coisas. Nunca insinuaria que o Aécio é um neoliberal se tivesse obtido qualquer outro tipo de sinalização do que seria a política econômica no seu governo. Nunca obtive. Só restam dúvidas. A única coisa que obtive foi a declaração de que o seu Ministro da Fazenda ideal seria o Arminio Fraga. Nada contra. Só que eu estou do lado diametralmente oposto no momento.

É com isso que trabalho. Não que seria uma política econômica ruim. Não se pode dizer isso antecipadamente. Se agirmos assim, estaríamos nos colocando na posição daqueles que diziam que o “Lula não era preparado e o governo dele seria um desastre”. Nessa barca eu não entro, mas preciso de sinalizações. O próprio Arminio em entrevistas encampou as politicas sociais do PT e disse que se considera de centro-esquerda. Então, é só um projeto diferente do que eu tenho em mente para os próximos anos. O que não deixa de ser válido e legítimo.

Assim, desconfio muito, muitissimo dessa reincidência de notícias sobre o Aécio ser o vice do Serra. É muito obtuso, muita inocência para um jogo de profissionais. Tem algo estranho no ar. Fica claro que até pra um amador como eu, cada vez que o nome do Aécio surge na mídia o efeito na candidatura do Serra é destrutivo. Vulnerabiliza. Um candidato a presidencia pode parecer tudo: terrorista, durão, apedeuta, ignorante, despreparado, porra-louca, mauricinho e até sociologio (rindo muito). A única coisa que ele não pode parecer é frágil.

E nesse jogo não dá pra retirar as cartas da mesa. Nenhuma. Está claro que se as pesquisas continuarem no ritmo que está, a oposição pode sim, pensar seriamente em trocar de candidato. Pq não? O histórico da eleições brasileiras dá suporte à tentativa de reviravolta. De um candidato com quase zero chegar a ser competitivo em poucas semanas. Só pra não perder a oportunidade, NÃO é o caso da Dilma. O crescimento dela é lento, gradual, e por isso, mais consistente.

Pensem bem. O que o Aécio perderia se tentasse ser candidato? Nada. Ganharia o PSDB inteiro (mineiro iria fazer um doce). Emplacaria o seu nome nacionalmente, e no fim, mesmo que fosse pra perder (por causa da falta de tempo pra se construir um candidatura planejada) ganharia o recall para as próximas. Por outro lado, se a oposição perder, qual a próxima “janela”? 2014? Vão colocar seu futuro na mão do animal político, Lula?

Eu, sinceramente não duvido nada. Até pq o Serra, que se vendia como o preparado desde sempre, está se mostrando uma grande decepção, até pros seus adversários.

8 comentários sobre “Acorda, Serra. Querem puxar o seu tapete.

  1. Eu não confio no Armínio Fraga mas acho que as políticas de Aécio na condução do país inclusive na política externa seria muito mais parecida com a de Lula e Dilma do que com a de Serra, alias ele não quer esse rótulo de jeito algum.
    Aécio com certeza também não é tão dependente aos interesses que cercam e comprometem Serra.
    Aécio também tem uma base muito mais forte, sólida e independente em Minas do que Serra tem em SP e, pegando carona no que vc disse, penso que mesmo SP sendo na maioria ati PT, estão brotando aos montes eleitores anti Serra. Não preciso expor os motivos né.
    Ainda, se aquela nossa irônica teoria de que Serra não quer ser eleito for verdade, temos que ascender uma vela de 7 dias para ela todo mês!

  2. Se o Aécio fosse tão de centro-esquerda como pregam, não teria hesitado em ir para o PSB. Ou teria reagido à guinada para a extrema direita do PSDB. A unica coisa que escuto de Minas é um silencio ensudercedor em todas as areas.

  3. Dizem por aí que existiria a possibilidade do TSE cassar as candidaturas de Serra e Dilma por propaganda antecipada (cassando os dois juntos, se daria uma idéia de isenção pra coisa), viabilizando a candidatura do Aécio, que já é o desejo da maior parte do PSDB… O PT seria surpreendido pela falta de um nome para substituir Dilma…

  4. Sei não viu Fernando, apesar das boas relações com Ciro acho que ele estaria trocando 6 por meia dúzia. Até porque não seria vice de Ciro e nem vice-versa. É claro que iria ser engraçado acontecer com Ciro e Aécio no PSB, a mesma coisa que aconteceu entre Serra e Aécio no PSDB, rs.
    Acho que ele já esta pensando 4 anos pra frente.

  5. Entendo, mas e dentro do proprio PSDB? Nunca esboçou uma reação à guinada à direita que o PSDB tomou. Talvez pq não o incomode tanto.

    Aliás o proprio perfil dele já me leva a acreditar nisso.

  6. Saquei. Sou alheio à essas questões internas mas não tenho dúvidas quanto a isso. Por fora só consegui perceber que a movimentação conquistada pelo Aécio a nível nacional não deram chance nem para a realização de prévias. Por aí tem-se uma idéia da força dos interesses ligados ao candidato José Serra.

    Afinal, apesar de não ser mais o mesmo São Paulo ainda é o “curral” eleitoral dos tucanos; e não o é atoa.

  7. Essa questão das previas foi uma ilusão. Um bode na sala. O unico partido que faz (ou fazia, vamos ver) previas era o PT. Uma exceção foi a escolha da Dilma. Nunca antes na historia desse Pais, um partido, principalmente o PT, esteve tao unido em torno de uma candidata.

    Qdo fiz o post da “Sinergia” é mais ou menos nesse sentido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s