Dunga é o Lula do futebol. Agora a mídia esportiva vai mostrar a sua verdadeira face.

“#ForaPanela”

Não tenho muito o que dizer. Falei ontem no twitter. Após um lobby absurdo para se convocar a panela do Santos, de Robinho, Neymar e Ganso. Lobby que mereceu até comercial em rede nacional em horário nobre de uma empresa de salsichas ao som de Beyonce, o Dunga mostrou que não é atoa que ele é o comandante da seleção brasileira.

Que foi a duras penas conseguiu remover os paneleiros, conseguir um grupo coeso, um time de verdade. Futebol é grupo. Futebol que funciona não é dessas pseudo-celebridades. É o futebol operário, em que jogadores, independentemente do valor do seu contrato, correm atrás da bola após durante 90min após o apito inicial. Estou velho e já vi tantos “novo-pelés” tropeçando pelo caminho, que até perdi a conta.

Antes do Dunga a seleção era um programa global para o lobby de empresas, empresários e jogadores. Ninguém dava o valor necessário para estar nela. Muitos só pensavam em terminar a partida pra começar o pagode. Futebol é uma guerra. E numa guerra, não é desse tipo de soldado que precisamos.

Mas ao contrário do que a mídia diz, os “meninos da vila” não tem nada a ver com isso.  A culpa dessa sociedade do espetáculo que precisa da celebridade d’jour pra se manter viva. Eles só surgiram na hora errada.

O Dunga é o Lula. Vai tirar a mídia esportiva das sombras e traze-los à luz do sol. Mostrar todo o preconceito que tinham qdo ele foi escolhido. Foi satirizado, humilhado e ao contrário do que muitos esperavam, inclusive dentro da própria CBF, deu certo. Venceu praticamente tudo que disputou. Depois disso passaram a aceita-lo, com ressalvas. Ele sempre vai ter alguma coisa à provar.

Parece o perfil de alguém? Um retirante nordestino que precisou ir ao centro do poder  político para mostrar como governar. Um metalúrgico socialista pra fazer o capitalismo brasileiro funcionar. Situações muito semelhantes, o preconceito incluso.

Mais um que pode dizer, veni, vidi e venci. Pelo menos até agora. Se vai ser hexacampeão ou não, depende de inúmeros fatores. Variáveis incontroláveis diremos. Mas o certo, é que até agora já valeu. Só de ver a mídia bufando de raiva, já paga qualquer dificuldade que teremos no caminho.

19 comentários sobre “Dunga é o Lula do futebol. Agora a mídia esportiva vai mostrar a sua verdadeira face.

  1. Concordo “ipsis literis” com você, seu “muito pelo contrário”. A midia esportiva que se Exploda!!! Aliás nunca vi coisa mais infantilizada que a mídia esportiva atual. Parece coisa de débeis-mentais. Umas enquetes babacas, um humor chulo e textos extremamente imbecilizados. E dizer que já tivemos um Nelson Rodrigues, um João Saldanha e até mesmo um Armando Nogueira, recentemente falecido, atuando nesta área. Que decadência. tsc tsc tsc…

    “O BRASIL DE VERDADE não passa na glObO – O que passa na glObO é um braZil para os TOLOS”

  2. Trabalho em São Paulo e já estava cansando ver a pressão dos curintianos pela convocação do Roberto “meião” Carlos – justo o cara que foi símbolo da derrota para a França na última copa.
    Aprovo totalmente a postura do Dunga, mantendo a coerência do seu trabalho.
    Chega de lobby de Globo e outros “manés” do PIG…
    Valeu DUNGA!!!
    Bola pra frente …
    e, principalmente, dentro das redes adversárias!

  3. Concordo em parte.Nem o Lula abriu mão de contar com ex- adversários para ajudar no governo, PMDB, PP, PTB etc. Da mesma forma não ia doer nadica de nada ter convocado os meninos Neymar e Ganso e deixá-los na reserva para alguma eventualidade já que, pelo critério do Zangado, eles com 14 e 16 anos não poderiam ter mostrado seu futebol há 3,5 anos atrás.A seleção está cheio de “estrangeiros” e o que é pior, nem são titulares nas suas equipes. Como pode, nestas condições, fazerem parte da seleção? Como já dizia minha velha vó: bom senso e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

    1. Então, acho o que motivou o Dunga foi dois aspectos, um pura teimosia. outro, medo de perder o controle do grupo. Acho até que ele teve vontade de levar, principalmente o Ganso para a posição reserva do Kaka, mas qdo o viu o lobby que criaram, resolveu ir ao contrario.

      E convenhamos, ele ia apanhar da midia de qualquer jeito. Entao resolveu apostar alto. Se ganhar, ganha uma bolada.

      Gente, ele saiu do nada, e ganhou tudo que disputou com essa estrategia. Pelo menos agora a selecinha, corre 90min atras da bola.

      Nao podemos menosprezar isso.

  4. Eu sou santista e o único que achei pronto para vestir a camisa canarinho além do Robinho é o Gans, ele mostrou personalidade e humildade, se encaixaria no grupo com certeza. Quanto ao Neymar, sempre achei improvável para agora, temos Robinho e Nilmar que já mostraram serviço e são bons de bola.
    O Robinho é um caso a parte, todos percebem que ele esta mais preocupado com a forma física do que com aparecer. Ele vai na zaga marcar, da passe para gol a todo momento e evita partir para cima de jogadores que possam machucar ele, por isso ainda acho que ele vai arrebentar na copa.
    Infelizmente se o Robinho ou o Nilmar machucar não teremos outro atacante com essas características, mas certo de que Dunga não vai jogar com 3 atacantes não acho isso o maior problema. Se fosse o caso, seria melhor levar um só homem de área já que o Júlio Batista sabe fazer bem essa função também.
    De qualquer maneira vai aqui meu apoio ao Dunga. O trabalho dele como treinador tem sido coeso e os resultados impressionantes.
    Acho que se o Brasil passar da primeira fase ninguém mais segura!

    1. É o buraco que ficou pra reserva do Kaka só. O Julio Batista é um coringa pô. E os caras ficam repetindo que é reserva. Bem, reserva do Totti. O cara vai ser campeao pela Roma.

      Tem outros que nao importa o nome. o que importa pra mim é que ele foi consistente com o trabalha que fez, nao no mes passado, mas nos ultimos 3 anos.

      Deixa a midia espernear.

      1. 8) Dá uma canja : o que Dunga ganhou? Não faço muita ideia. As pessoas falam como se todo mundo soubesse… Foi a classificação e a Copa das confederações, mas algo mais no período? (Não estou tirando uma, pergunto a sério)

        Mais por curiosidade, porque sobre futebol só sei que o Dunga se veste melhor que os técnicos anteriores e que o Pato (não convocado) é o mais gatinho…

        Claro, também sei que a Copa começa no dia 11/06!

        Mudando de Pato pra Ganso (como essa expressão ficou atual hoje!), não esqueça que o Vox registrou pesquisa. Um monte. A nacional pode ser divulgada dia 12 e haverá estaduais, com divulgação dia 15, para as seguintes UF’s:

        PB, MG, RN, RJ, PE, DF, SP, PR, BA, RS

        Contratante : Band. Porque não Goiás? Não sei!

        Para o CE (para completar os mais populosos) também não há registro.

      2. Fernando, É fácil de consultar o site do TSE:

        http://www.tse.jus.br/sadAdmPesqEleConsulta/pesquisa.jsp?tribunal=TSE

        O Datafolha chama “Banco de Dados de SP Ltda.” Os demais tem nome fácil de reconhecer.

        E eu troquei as datas, a divulgação provável é dia 15. As que poderiam ser divulgadas antes não cumprem o prazo de registro, e as que cumprem tem período maior de coleta, então é difícil algo aparecer antes disso.

        Mudando de ganso pra pato agora. O Lauro Jardim fez uma nota dizendo que Lula pode desembarcar da candidatura Dilma e que para suavizar isso o Serra não está atacando.

        Não sei se ler blogs dentro do site Veja é uma boa informação…😉

        -x-x-x-x-x-

        A minha pergunta é a sério : que torneios a seleção ganhou tendo o Dunga como técnico?

  5. Nunca gostei do Dunga, mas acho que seu mérito é a persistência, que, quando não é pura teimosia, tem tudo para dar certo. Não gostei muito da escalação e nem sou tão fã de Copas do Mundo. lgumas eu nem assisti, mas nesta vou torcer muito. Não é pelo Dunga que repito não gosto, mas sim porque a vitória deixará o brasileiro mais feliz, com a auto-estima elevada e, com certeza, a Dilma será eleita.
    DUNGA NÃO É E NUNCA SERÁ LULA. O Lula não é medíocre e o DUNGA É SERRISTA. o dunga só mete o pau no lula.
    não há semelhança entre eles.

      1. Dunga é horroroso e arrogante. Tomou como meta na sua vida provar que o time de 1994 era melhor que o de 1982. Mas mesmo sem convocar nossos três melhores jogadores, o elenco não fica a dever a nenhuma outra seleção. Mas como eu gosto de futebol, vou me abster, pois essa vitória vai fazer muito mal ao futebol. Só que assim como nem sempre um grande time vence, na maiora das vezes um time ruim também não vence.

        Chamar um Josué para ter alternativa tática é uma ótima idéia, mas chamar 4 Josués … é dose.

        Fernando, ele ganhou torneios de quinta. Ficou em segundo nas eliminatórias, e se depender da atuação do Brasil nas duas últimas partidas da Copa das Confederações, bye, bye. Ganhou no sufoco de duas babas.

      2. Alex,

        Ele colocou a seleção pra correr atrás da bola. Vá lá, olhe como era a seleção antes. Torneios de quinta? Ele treina a seleção brasileira, ganhou o que tinha no caminho, o que vc quer dele?

        Agora ele tem que provar na Copa, agora a mídia e os torcedores condenarem o cara ANTES dele disputar a unica chance dele? Fala serio.

        Futebol mudou meu caro, o “time bonito” do Santos tomou um virada historica do time patetico do Gremio. Quase perdeu o campeonato paulista pro Sto Andre. O problema de quem acha que ainda dá pra amarrar cachorro com linguiça é esquecer da defesa. De que adianta um toque de calcanhar se no final é a derrota?

        De que adianta baixar os juros na porrada pra fazer graça pra torcida, se no final do mes o trabalhador vai ter seu salario devorado pela inflação.

        Vencer é preciso trabalho, abnegação e persistencia. Não sao essas pseudo-celebridades que vao conquistar isso, eu garanto (pq já vi isso demais). O Dunga montou um GRUPO, um TIME. Com essa convocação, os caras vão dar o sangue pra ele.

        PS.: Tá de brincadeira né? Vc assistiu mesmo o jogo da final da Copa das Confederações?
        PPS.: O Ganso está provando pra mim, e pro Dunga que merecia uma chance. Pq? Nao deu uma declaração pra imprensa. E destruiu, DENTRO DO CAMPO, no jogo de ontem. Ele mandou um recado, pra quem entende, “eu estou no espirito do resto do time”. Mas torcedor é incapaz de ver isso.

  6. Fernando,
    correr, se matar, todos os 24 times vão correr e se matar; Vc lembra dos zagueiros brasileiros correndo atrás do Maradona na Copa de 90?

    Eu gostaria de sentir firmeza que o meu time tem alternativas técnicas e táticas para enfrentar seleções que vão correr muito. Eu não estou pedindo para botar o Ganso e o Neymar no lugar do Kaka e do Luis Fabiano; mas no de Julio Batista e Grafite; Levaria ainda Ronaldinho Gaucho, que está com fome de bola.

    Não estou pedido um time jogando como o Santos, mas o Grêmio jogando em casa com casa lotada não é nenhum time patético, longe disso.

    O que eu não entendo é pq o Dunga tão ‘agregador’ não poderia tirar trabalho, abnegação e persistencia desse garotos. E ainda assim, prefiro o Ganso só com a habilidade dele que o J. Batista com todos esses predicados.

    Ele usa o time de 94 como referência, mas aposto que Dunga não convocaria o indiciplinado Romário, que se recusou a ficar na reserva um ano antes. Estava comprometido, o Romário?

    Repito o que disse para uns amigos, um grupo de 23 que teme se desfazer com 3 mudanças, tem algo de errado. Um grupo ‘fechado’ num objetivo não pode ser tão fragil assim; a não ser que se acha que eles são especialmente desagregadores.

    Eu vi a final da Copa das Federações; E vi os EUA dando um passeio no Brasil; Demos a sorte de fazer um gol no começo do segundo tempo, que permitiu o time se recompor e mostrar que tem jogadores melhores. O Brasil monta 5 seleções melhores que os EUA. Um combinado Grêmio/Santos ganham dos Yankees. E a semi-final então?

    1. Lembro, mas lembro mais dos pagodeiros fugindo da concentração pra tomar uisque numa boate. Liderados por niguem menos que o mesmo Ronaldinho, hj idolatrado pela midia. O mesmo que já teve todas a chances possiveis e imaginaveis na seleção, e nunca conseguiu jogar a mesma bola. Seleção é oportunidade, e ele já teve a dele. A fila anda.

      O Ronaldinho não é uma opção tática como o Julio Batista. O Julio é mais versatil e pode ser um curinga no caso de uma expulsão. Copa se decide em um jogo, um detalhe. Aceito que temos muitos outros nomes, mais ai é como indicação Ministerial, todo mundo tem um palpite, mas o unico que vale é de quem tem a faixa. É prerrogativa dele, o tecnico.

      Sinceramente, o Santos está jogando futebol de juniores (como todas as firulas) no Brasil. No dia que o time do Santos, jogando desse jeito, chega ou na final do Campeonato Brasileiro, ou da Libertadores (vai vendo…) eu mudo minha opinião. Não é um futebol moderno, é um futebol lúdico, mas que não vence nada. E torço, admirador que sou do futebol bonito e belo do passado, que eu queime a lingua.

      O Dunga não era tecnico, o tecnico era o Parreira, o principal responsavel por essa zona irresponsavel que fizeram com a seleção brasileira. Depois claro, do Roberto Teixeira.

      Um grupo menor de pessoas se desagrega por muito menos meu caro. Vc é um cara racional. Mas não está sendo nesse momento. Tire a emoção dessa analise. No seu serviço vc deve ter visto brigas piores numa mesa com tres pessoas. Imagine no time de pseudo-estrelas.

      Vc esta redondamente enganado sobre o time dos EUA. Se eles não possuem a nossa habilidade, tem planejamento e uma preparação fisica superior (volte aqui depois da Copa pra gente debater).

      Talvez por isso, hj um time com força de vontade, é melhor do que um time “habilidoso”. Mas essa é a minha humilde opinião. Façam suas apostas.

      PS.: Estatistica: O Dunga, venceu 9 de 10 partidas que dirigiu a seleção. Só isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s