Um Presidente pra chamar de seu

Em maio/2010 o Lula recebeu mais um prêmio internacional, de um órgão da ONU para o combate à fome. “Campeão Mundial da Luta contra a Fome”. O Brasil foi o país que mais perto chegou dos objetivos de combate à fome dentre dezenas de países em desenvolvimento. Verdadeira razão de orgulho para nós, e que possamos exportar conhecimento e metodologias para outras nações.

Bom, com uma pesquisa “básica”, mas não “mínima”, dá para fazer um levantamento de outros prêmios desse que é um dos brasileiros mais reconhecidos no exterior, o Presidente Lula. Entre os defeitos que todo ser humano tem, e os acertos que um político pode fazer, sua popularidade tem razões de ser.
PREMIAÇÕES 

  • Em 2003 recebeu por “Cooperação Internacional” o Prêmio da Fundación Príncipe de Asturias (Espanha). Algumas personalidades de outros anos: Mandela, Al Gore, Mario Soares, Helmut Kohl, etc.  F. H. Cardoso recebeu a mesma honraria em 2000.

  • 2004 : Medalha de Ouro “Aliança Internacional Contra a Fome”, FAO (ONU)

A maioria dos prêmios, no entanto, é mais recente:

  • 2008 : Prêmio pela paz Félix Houphouët-Boigny, UNESCO (ONU). Curiosidade : vários dos laureados por esse prêmio receberam o Prêmio Nobel da Paz anos depois : Mandela+Klerk (1991 > 1993); Carter (1994 > 2002); Martti Ahtisaari (2007 > 2008); Arafat+Peres+Rabin (1993 > 1994)
  • 2009 : Prêmio Woodrow Wilson pelo Serviço Público. Algumas das personalidades que receberam em outros anos foram Kissinger, John McCain, Colin Powell.
  • 2009 : 1º Estadista Global, Fórum Econômico Mundial (Davos).
  • 2010 : Prêmio “Campeão Mundial na Luta contra a Fome”, World Food Programme (ONU).
  • 2010 : Fórum Nova Economia (Espanha.) Premiados em outros anos foram Felipe Calderón, Angela Merkel & Michelle Bachelet.

Reconhecimentos pela Imprensa 

  • 2004 : Um dos 20 líderes mais influentes, Revista TIME (na primeira seleção feita pela revista.)
  • 2009 : Uma das 50 personalidades que moldaram a década, jornal Financial Times (Reino Unido) (mencionado com Ahamadinejad; Barack Obama; Angela Merkel; Vladimir Putin; Hu Jintao; etc.)
  • 2009 : 1º Prêmio L’Homme de l ‘Année (Homem do Ano), jornal Le Monde (França)
  • 2009 : Prêmio Personalidade Ibero-Americana do Ano, jornal El País (Espanha)
  • 2010 : Um dos 25 líderes mais influentes, Revista TIME (com destaque similar ao das seguintes personalidades em outros anos: Bush (2 vezes), Muqtada al-Sadr, Rainha Elizabeth, Dalai-Lama, Edward Kennedy. Obs.: Barack Obama também apareceu nas 3 últimas listas.)

  • 2010 : Líder mais eficiente dentre 15 das maiores economias, revista Monocle. Foi o único nota “A”, seguido por Obama e Manmohan Singh (Índia.)
Sobre prêmio Nobel

Muita gente especula sobre isso. Em geral são aceitas 200 indicações por ano, é sempre possível que o nome de Lula seja considerado. O processo é sigiloso e os nomes analisados são mantidos em segredo por 50 anos. Quem pode fazer sugestões para o Comitê, composto por 5 pessoas escolhidas pelo parlamento norueguês, que faz a escolha final : já premiados, reitores, tribunais de justiça, parlamentos, etc.   

http://nobelprize.org/nomination/nomination_facts.html

Não é provável Lula receber esse prêmio, mas também não é impossível, tendo em vista os prêmios antecedentes da ONU, especialmente o da paz pela Unesco. Antes que alguém mencione, é sabido que Stálin foi indicado ao Nobel em 1948 e que Gandhi foi indicado 6 vezes e não recebeu, portanto erros ocorrem. 

Seria bem legal ver o Lula de fraque!🙂

Mas certamente o maior prêmio/presente para Lula é o reconhecimento obtido junto a seus compatriotas!

 

4 comentários sobre “Um Presidente pra chamar de seu

  1. Eu acho que deveríamos eleger o prêmio Nobel da paz dado a Obama como a piada do século. É claro que teremos futuramente, na investida geopolítica norte americana, fato que supere essa atrocidade, no entanto, por hora acho essa piada insuperável.
    Antes tínhamos estórias para boi dormir ou para inglês ver, agora “isso”!
    O Lula, do alto de seus nove dedos será avaliado com tanta subjetividade?
    Como uma decisão sem critérios objetivos, ao meu ver, pode ser tão valorizada?
    Temo que não escapemos dessa mesmisse tão cedo.
    Também, ainda espero que Lula seja mais valorizado aqui dentro do Brasil e rápido, não somente quando sua influência popular e determinativa se tornar pífia perante as tomadas de decisões político representativas no nosso país.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s