Assinantes ignoram editoriais?

Curiosidades de pesquisas …

Tanto se fala por aqui da influência dos jornais no eleitorado. FSP em particular… 

 

 

Pesquisa estratégica da FSP junto a seus leitores (23/abril), 350 assinantes da RMSP. Aquela pesquisa em que 74% dos leitores dizem que o jornal não favorece ninguém. 

Alckmin : 49%

Mercadante : 16%

Skaf : 5%

Outros : 7%

Serra : 54%

Dilma : 15%

Marina : 18%

Esses números todo mundo viu.

 

Lembro que dia 09/abril houve a pesquisa do Instituto Opinião só para Estado de São Paulo (não encontrados o tamanho da amostra nem maiores referências para o instituto):

Alckmin : 61,1%

Mercadante : 12,5%

Skaf; Outros : nd

Serra : 48,5%

Dilma : 21,2%

Marina : nd

Mas, como é possível isso? Supondo as pesquisas confiáveis, Alckmin cai entre os assinantes da FSP-RMSP se comparado com todo o estado? Ok, o PSDB é mais forte no interior e talvez Skaf seja mais conhecido na capital.

Mas, Dilma perde apenas 6% dos votos totais para Serra? (D: 21 > 15; S: 48 > 54)Havendo o lançamento da campanha entre as duas pesquisas?

É claro que são bases de dados distintas e institutos distintos. Não quer dizer muita coisa, apenas mais alguns números na sopa. Mas o perfil do leitor da FSP na capital não estaria, então, parecido com o eleitor comum de todo estado?

A FSP tem cerca de 200 mil assinantes em SP, estado com quase 30 milhões de eleitores.

Vamos acompanhar sempre quando aparecerem pesquisas para o estado e para capital, mas, ou a FSP não influencia tanto assim os seus leitores, ou as campanhas de não renovar assinatura não surtiram muito efeito… Há muitos Folhadilmistas…😉

3 comentários sobre “Assinantes ignoram editoriais?

  1. Essa base de assinantes dele é furada. Assinei a Nova para minha esposa, e recebemos por quase um ano *de brinde* a Veja. Até que fiz minha esposa ligar lá e mandar eles pararem de enviar.

    Surreal, pra dizer o minimo, foi que mesmo depois de cancelar a Nova, eles continuaram mandando a Veja. Pedi pra ela ligar de novo e pedir pra eles, ou trocar e mandar a Nova de brinde, ou parar de enviar a Veja.

    Só assim pararam de enviar a Veja pra minha casa.

    1. Claro que deve ter muita gente recebendo jornal sem ter pago a renovação, mas não é razoável supor que exatamente estes vão votar na Dilma. Pode haver uma maior proporção, mas não é 100% de um lado nem do outro, né?

      Pode acontecer de muita gente manter assinaturas por hábito ou para outros cadernos. Eu compro o Estadão de 6a. a domingo, mas por vários motivos não políticos. No 02/maio até esqueci de ler ou recortar para ler depois, a coluna do FHC (sai no 1º domingo de cada mês.)

      Eu nunca tive o hábito de ler editoriais, p. ex.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s