Gizmodo vs Apple :: Blogueiro é Jornalista?


“You’ve been a very very bad bad girl, Apple”

Todo mundo deve estar acompanhando ao imbróglio que a Apple se meteu, ao querer investigar o vazamento do iPhone 4G. Bem a mesma Apple que sempre usou e abusou de vazamentos (leaks) para a mídia especializada. Principalmente em forums e blogs.

Mas a hipocrisia desses caras a gente já conhece né? Nos lembra certos políticos e partidos que sempre usaram e abusaram da mídia e agora pagam o pato por ter criado esse monstro incontrolável.

Agora a parte boa da história. O “search warrant” se baseou no presuposto que um blogueiro não tem os mesmos direitos de um jornalista. A resposta pra gente é meio obvia. Mas falta a jurisprudência. Então o resultado dessa briga é isso, decidir de vez que blogueiro é sim jornalista.

Além de nos mostrar a verdadeira face da Apple. A dissimulação do “don’t be evil” do Google, pra ela, é brincadeira de criança no playground.

Cada dia eu acredito mais na hipótese que se o mundo ficou é ruim com o monopólio da Micro$oft, seria o inferno na terra se fosse a Apple.

Lei ainda pode proteger blogueiro do Gizmodo – INFO Online – (26/04/2010)

SEATTLE – Autoridades recolheram computadores, câmeras digitais, um celular e outros itens do editor de blog que publicou fotos e detalhes de um protótipo de iPhone perdido.

Uma força tarefa formada por diversas agências de segurança entrou na casa e no carro do editor e blogueiro do Gizmodo Jason Chen, de acordo com comunicado e documentos divulgados pelo Gizmodo.


Leia também:

O mandado que permitiu a invasão, emitido por um tribunal superior de San Mateo County, afirma que os computadores e outros dispositivos foram usados para cometer um crime. Steve Wagstaffe, porta-voz do escritório de advocacia de San Mateo County, confirmou a autenticidade do mandado.

Membros do Rapid Enforcement Allied Computer Team levaram diversos computadores, discos rígidos, câmeras digitais, celulares e outros gadgets, além da fatura do cartão de crédito de Chen e copias de seus cheques.

Na semana passada, o Gizmodo causou furor quando publicou fotos de um dispositivo da Apple que parecia ser um iPhone de próxima geração. As imagens haviam sido encontradas em um bar em Redwood City, que faz parte do condado de San Mateo, e foram vendidas por 5 mil dólares por um desconhecido ao Gizmodo, um popular blog de tecnologia controlado pela Gawker Media.

Após Chen, de 29 anos, publicar as fotos e detalhes sobre o aparelho, a Apple admitiu que o dispositivo pertencia à companhia, e o Gizmodo devolveu o material.

A Gawker Media alega que a lei da Califórnia, que protege jornalistas de devolver conteúdo não identificado ou não utilizado a oficiais de justiça durante uma apuração, defende a propriedade de Chen.

“Os blogueiros são jornalistas? Acho que logo descobriremos”, disse Nick Denton, CEO da Gawker Media, em e-mail enviado à Associated Press.

Polícia apreende bens de editor do Gizmodo – INFO Online – (26/04/2010)

Polícia apreende bens de editor do Gizmodo
3 Comentário(s)
Guilherme Pavarin, de INFO Online Segunda-feira, 26 de abril de 2010 – 18h09

SÃO PAULO – Na última sexta-feira à noite, oficiais da polícia americana invadiram a casa de Jason Chen, o editor do site Gizmodo responsável pelas fotos do iPhone 4G, e confiscaram quatro computadores e dois servidores de sua posse.

O ato aconteceu sem Chen estar presente, enquanto ele jantava com sua esposa, de acordo com seu relato publicado no site. O editor só se pronunciou sobre o assunto hoje, quando teve acesso aos documentos que mostram todos os objetos catalogados e levados pela polícia – foram apreendidos, além dos computadores e servidores, câmeras, iPhone, pendrives e celulares.
Leia também:

o Israel volta atrás e libera iPads (25/04/2010)
o iPhone 4G pode virar caso de polícia (24/04/2010)

Segundo o relato de Chen, por volta de 21h45 na sexta-feira, ele encontrou a porta da frente escancarada e com diversos itens etiquetados na sala. Sem prendê-lo em nenhum momento, os policiais não o deixaram entrar na sua residência por meia hora e partiram com seus pertences dentro de um caminhão.

A operação foi feita pela California´s Rapid Enforcement Allied Computer Team na mesma semana em que Chen fotografou o protótipo perdido do iPhone 4G, da Apple, e publicou na rede. O caso se tornou de interesse policial quando, pela internet, correu a notícia de que o Gizmodo teria pagado a quantia de cinco mil dólares pelo produto.

A Apple, depois de reconhecer que o aparelho era verdadeiro e lhe pertencia, pediu o produto de volta aos editores do Gizmodo por meio de uma carta. Depois de devolvido, a suspeita é que a empresa tenha contatado a polícia para investigar o incidente sobre o protótipo.

2 comentários sobre “Gizmodo vs Apple :: Blogueiro é Jornalista?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s