Menos, menos…

É interessante ler matérias como esta abaixo, com o depoimento de M. A. Villa :

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/21/pesquisa+ibope+e+sinal+de+alerta+para+dilma+dizem+especialistas+9464399.html

“O resultado da pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira deve servir como um sinal de alerta para a coordenação da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff, dizem especialistas ouvidos pelo iG. Para eles, a sondagem mostra que os estrategistas do PT terão que trabalhar muito para superar a inexperiência da candidata em disputas eleitorais.”

“Se eu fosse da campanha de Dilma estaria preocupado. Esta pesquisa é mais um sinal amarelo mostrando que é preciso mudar a estratégia. Vai ser duro levar esta candidata adiante. Como diria o João Saldanha (comentarista esportivo), ela tem a cintura dura”, disse o historiador Marco Antonio Villa, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).”

Mas a matéria é feita em cima de um trecho do filme, ou seja o período após o lançamento de Dilma (a análise começa das pesquisas posteriores a esse lançamento) e termina, por suposto, agora, com os resultados do lançamento de Serra. Compara o período de crescimento de um com o período de acomodação, de ausência de fato novo de outra.

Deveria ser vista uma perspectiva mais ampla. Colocando os movimentos recentes, pelo menos desde a maior exposição na mídia, em dezembro (anúncios de partidos, propagandas na tv, etc.); e também os movimentos futuros, como o fato de que nos três meses de campanha efetiva é quando há a maior parte das transferências e/ou oscilações.

Também se fala muito de que Dilma deveria estar agora com 40%, etc… Mas, no ano passado não se dizia que a meta era estar em 20/25 % por essa época? (ou algo assim…)

De qualquer modo, toda essa conversa é sair um pouco do foco. Se enxergarmos os resultados das pesquisas como “nuvens” se movendo a uma determinada direção, e se essa direção for ter 45% dos votos totais no início de outubro, porque alguém iria se preocupar agora?

Pra mim é muito discurso para pouco fato.

Eu sou nuvem passageira...

6 comentários sobre “Menos, menos…

  1. Veja no blog do Azenha que esse “especialista”entrrevistado já errou feio esse ano quanto à Dilma em postagem anterior!!! É incrível os especialistas procurados pra falar!!!!!

  2. Levar a sério o Vila é demais. Este é um daqueles especialistas que sempre estão à disposição do PIG para confirmar as matérias dele.

  3. Sobre o que interessa. Oras, a Dilma já está numa situação mais que confortavel. Se tivesse passado o Serra agora eles teriam que usar uma bomba de neutrons pra tentar abortar o crescimento dela.

    É nesse sentido que nao entendo toda essa celeuma por causa de pesquisas. Obviamente que a blogosfera esta mostrando que tem mais um papel em desmascarar algumas (provaveis) distorções nesse duopolio.

    E o ataque da FSP ao Sensus é uma defesa do seu mercado. O Vox populi que se cuide, que vai ser a proxima vitima.

    Quem vai ganhar? Se os dois institudos “alternativos” se mantiverem na linha da seriedade metodologica, o resultado das eleições vai dizer.

    E o PT e a Dilma com isso? Com isso nada. Nesse momento escute, discuta e crie um programa que corresponda a esse anseios. Inove em alguns aspectos. Seja conservador em outros. No momento precisamos de idéias.

    Mas se guiar por pesquisas nesse momento? A única coisa que as pesquisas mostram nesse momento é que o PT, o Lula e a Dilma estão sendo bem sucedidos na sua missão. Quem tem que estar aflito é a oposição.

  4. Sim, claro. Mas aflito não somente pela presidencial, cuja missão é puxar votos, mas pelas legislativas e para governadores.

    Como eu ouvi hoje : “pode ser que estejamos no único estado (SP) que permanecerá como baluarte da liberdade e da ética”😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s