Na espontânea, votos de Lula migram para Dilma…

“o “devagar” é pq ele não é louco e não quer perder o emprego, né?”

É disso que estamos falando. O Serra tem que torcer pra Dilma não receber esses 11%. Pelo menos não integralmente. Pelo menos antes do começo do horário eleitoral gratuito, pq se isso ocorrer, não tem pesquisa manipulada que resolva.

Por outro lado, o Lula ajudaria muito a campanha da Dilma repetindo diariamente que não é candidato. Ele fez isso na história do 3º mandato, então poderia fazer agora. Isso “aceleraria a transferência”. Mas ai teria o risco de uma parte não vincular Lula a Dilma, já que ele não pode fazer “campanha” oficialmente.

Isso é complicado assim mesmo, ou é só 2010?

Na espontânea, votos de Lula migram para Dilma devagar | José Roberto de Toledo
por Jose Roberto de Toledo

Seção: Eleição para presidente

17.abril.2010 23:05:31

A evolução da intenção de voto espontânea do Datafolha mostra uma migração lenta dos eleitores que gostariam de votar em Lula ou no seu candidato para Dilma Rousseff (PT). Nesse tipo de pesquisa, em que não há alternativas obrigatórias, os entrevistados respondem o que querem. Por isso, é um voto mais convicto, porque espontâneo, mas também é onde aparecem respostas que não fazem parte do quadro eleitoral.

A soma dos que dizem que votariam em Lula, no seu candidato ou no candidato do PT dava 24% do total do eleitorado em dezembro. Nessa época, Dilma só alcançava 8% das intenções de votos. Agora, a candidata petista chegou a 13% (1 ponto a mais do que Serra) e o contigente dos que respondem Lula (ou seu candidato/do PT) caiu para 11% do total. Se 5 pontos foram para Dilma, onde foram parar os outros 8 pontos desse eleitorado lulista?

Screen shot 2010-04-17 at 22.49.19

Uma parte foi engrossar o contigente dos que não sabem dizer espontaneamente o nome de nenhum candidato a presidente de sua preferência. Essa maioria, que era de 47% em dezembro, é agora de 54%, segundo o Datafolha.

Pode-se imaginar que alguns dos que diziam pretender votar em Lula, ao descobrir que o presidente não disputaria um terceiro mandato, tornaram-se eleitores sem candidato. A questão é saber se, ao conhecerem Dilma e o endosso de Lula, isso será suficiente para eles transferirem sua simpatia para a candidata petista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s