PT repita com o Vaccarezza :: "Mesmo com toda a exposição, Serra não cresce"


As vezes não entendo o PT. Mesmo com tanto tempo de estrada e apanhando tanto nesse caminho não aprendeu nada. De quê adiantar entrar nesse joguinho de pesquisa do instituto A é manipulada. Pesquisa do instituto B é golpe. Isso não leva nada. São apenas pesquisas eleitorais. Válidas pq são um dos poucos instrumentos estatísticos pra se usar na análise política.

Nesse sentido, eu que tanto critiquei o Vaccarezza qdo afirmou pro Josias que a Dilma era favorita, hj aceito que ele acertou na mão. É esse tom mesmo. Não consigo compreender como esses caras todos não começam o dia com uma audio-conferência ou um email repassando a interpretação que o comando da campanha quer passar no pouco espaço que a mídia abre pra eles. Contra essa mídia ai, tem que se ter um discurso uniforme.

Todos deveriam estar martelando que o Serra não conseguiu crescer e que a Dilma está absorvendo praticamente todo os votos espontâneos do Lula (20%). Ou seja não há no horizonte um limite para a transferência efetiva de votos (os espontâneo são votos praticamente imutáveis).

Sinceramente, coitado do Serra se isso acontecer até o inicio do horário eleitoral.

Mesmo com toda a exposição, Serra não cresce, diz líder do governo – Último Segundo / Brasil – IG

17/04 – 11:38 – Severino Motta, iG Brasília

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), disse neste sábado que seu partido tem motivos para comemorar a pesquisa Datafolha que mostra o candidato tucano José Serra 10 pontos à frente da ex-ministra Dilma Rousseff (PT).

* “Luta agora é para segurar os índices até a campanha”, diz líder do PSDB
* Para líder do DEM, pesquisa mostra que brasileiro quer alternância no poder

Segundo ele, na última rodada do levantamento, Serra estava nove pontos à frente da petista. Como a margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos, o crescimento de Serra está dentro da margem.

“Essa pesquisa foi muito boa para nós. Mesmo com toda a exposição que Serra teve nos últimos dias com o lançamento de sua candidatura, fica claro que ele não cresce. Isso é ruim para uma pessoa conhecida como ele e que tem, ao contrário de Dilma, proteção da mídia”, disse.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, ainda destacou o cenário da pesquisa espontânea, onde Dilma aparece à frente de José Serra. Ele disse que o PT, Lula e a ex-ministra, juntos, formam o melhor quadro eleitoral registrado até agora.

“Na espontânea Dilma tem 13% pontos e Serra 12%. Lula 7%. Votos no PT, 1%. E votos no candidato de Lula, 3%. Assim, de espontâneo, temos 24%, o que é muito positivo. E é isso que vale. A pesquisa foi muito boa para nós, tanto é que os tucanos não estão festejando esses números”, concluiu.

4 comentários sobre “PT repita com o Vaccarezza :: "Mesmo com toda a exposição, Serra não cresce"

  1. Você tem toda a razão, pesquisas são apenas uma das informações disponíveis. Há outras variáveis, como a transferência por ocorrer, a apresentação dos programas, a capilaridade dos palanques, etc.

    Eu vejo no blog do Nassif como as pessoas ficam exageradamente excitadas com pesquisas.

  2. Concordo com vocês. Pesquisa, a tanto tempo das eleições, pouco tem a dizer. É diferente de tendências. Aliás, arrisco um dado. Creio que a transferência de votos do Lula deve atingir de 20 a 30 pontos a mais no primeiro turno. Vocês dois arriscariam quantos pontos a Dilma deve ou pode crescer?

  3. Arriscar eu arrisco. Acho que 60% da transferência se deu e que o patamar de Dilma será 50%, talvez um pouco menos no 1º turno porque ainda haverá quem votará na Marina. Não creio que será o mesmo patamar de Lula (60%), mas… precisa?

    Curiosidade : hoje fui a um almoço com amigos paulistas (maioria paulistanos) e a convicção na vitória do Serra diminuiu muito. Os tucanos em S.P. se dividem em 3 grupos:

    a ) os que votarão no Serra e acreditam que ele irá ganhar (grupo declinante)
    b ) os que votarão no Serra e acreditam que ele não irá ganhar (crescente)
    c ) os que votarão na Marina e não querem falar sobre 2º turno.

    Falou-se de tudo, mensalão, Gilmar Dantas, transparência, imprensa antilulista, etc.

    Mas ninguém citou a pesquisa Datafolha…

    Há uns meses atrás era impossível falar de política em S.P., agora não é mais assim. Eu considero isso um indicador antecedente.

  4. Tb arrisco. Acho que a transferencia efetiva vai ser alta. Nessa faixa que o Gunter citou. E seria um indicio poderoso que o Lulismo é maior do que imaginavamos.

    O Lula se transformou num polo de atração de forças politicas de centro esquerda e agora essas forças estão se deslocando pra Dilma.

    Se ela fizer tudo certo – e eu acredito que ela vai ser uma grata surpresa pra muitos – ela pode chegar no horario eleitoral numa situação muito tranquila.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s