O "inferno astral do Serra" é pressão maior pro Aécio ser vice.


“pop-up”


O pessoal está fazendo uma leitura errada (novamente), a meu ver, das matérias que começaram a pipocar por ai, como desembarque da candidatura do Serra ou como fim da blindagem. Sei não.

Na conjuntura atual, vejo (e faz tempo) que a única salvação pra oposição vai ser unir os dois numa chapa. Por isso disse lá atrás que a arapuca pro Aécio foi bem montada. Qdo dizem convencer, eles querem dizer, pressionar.

Pensem bem. Se o Aécio é candidato, São Paulo não vota nele, pq atrapalhou o Serra. Se o Serra é candidato, Minas não vota nele, pq atrapalhou o Aécio. E pior, isso independe do que o político diga ou faça nas eleições. É reação, natural dos eleitores de uma região.

A única forma de anular a coalizão lulista que se forma, é com os dois maiores expoentes da oposição numa chapa que conseguisse mais de 70% dos votos nos dois maiores colégios eleitorais.

Essa solução seria terrivel para o futuro do Aécio, que pode ficar com o PSDB inteiro no colo após as eleições. Então, por isso, considero que as técnicas de “persuasão” pra convencer o Aécio, vai ser parecida com isso.

O inferno astral de Serra — Portal ClippingMP

— Já foi declarado pelo PSDB que o vice será do DEM. Só não o será se o DEM abrir mão para uma solução melhor (Aécio) — disse ontem o líder do DEM, senador José Agripino (RN).

— Eu acredito que a chapa Serra/Aécio se consolidará. Tudo conspira a favor disso.

4 comentários sobre “O "inferno astral do Serra" é pressão maior pro Aécio ser vice.

  1. Costa, aí é necessário saber qual vai ser a arma que vão apontar pro Aécio. Porque ir pra Vice de Serra é suicídio, se observado de qualquer ângulo.

    Se perder, vai junto com Serra (quer dizer, esse morre politicamente), fica quatro anos fora de órbita, já que ele não vai ter nenhum cargo de projeção nacional até as outras eleições 'grandes'. Isso com Dilma Presidente da República. Até Ciro, se algo muito improvável acontecesse. Mas definitivamente com o lulismo no poder, com todas as consequencias disto, afinal, as forças em Minas iriam se reorganizar sem Aécio forte – até porque, Aécio saindo para Vice vai gerar consequencias na disputa estadual, inclusive o fantasma do José Alencar.

    Se ganhar, fica 4 anos de vice, o limbo da República, sem nenhuma perspectiva de suceder Serra, pois este não cede espaços. Só sucede se Serra morrer no final do primeiro mandato, aclamado pelo povo. Uma combinação improvável, pra dizer o mínimo.

    Se o governo Serra for ruim, a ponto de Serra querer largar o osso, Aécio não conseguiria suceder. Se for um bom governo, Serra não vai deixar Aécio suceder.

    Se Aécio se bandeasse para outro partido, depois de ser vice, teria queimado um mandato como vice. E se aplicariam os quadros dos dois parágrafos acima.

    Pra mim, o quadro que faz mais sentido é Aécio não sair para Presidente, tampouco Vice, se aninhar como Senador nos próximos 4 anos, com opção para oito, mantendo o governo de MG, e numa situação confortável para, em 2014, poder optar por candidaturas viáveis no governo de MG, Presidência da República ou manutenção no Senado, se o Governo Dilma (ou Ciro) for viável e esta(e) tentar a reeleição. Ou então em 2018, no final de seu mandato no Senado, ter as mesmas opções.

    Lembrando que em 2018 Aécio teria 58 anos. Serra vai estar morto literal ou politicamente – 76 anos – o mesmo ocorrendo com FHC – esse com 87 anos.

    Se Aécio não sair e Serra for presidente, poderá se aninhar no mesmo Senado, como aliado reticente ou opositor moderado, se candidatando ao pós-Serra. Se o Governo Serra for ruim, pode sucedê-lo em 2015.

    Obviamente pinto quadros que tem fortes elementos de incerteza. Só que me parece que um político deve sempre abrir seus leques de opções viáveis, não aniquilá-las. O Vice de Aécio seria abrir mão de seu destino político.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s