O xadrez do vice da Dilma


“Quem será o vice da Dilma? Do Serra, é problema deles

Lentamente o próprio PMDB vai se dando conta que o Lula, esse monstro político, mais uma vez estava certo. A história da lista tríplice é a solução mais óbvia para o problema. Não por acaso é como os americanos fazem.

A melhor forma de evitar ataques é multiplicando os alvos. Os projetistas de caças sabem bem disso (ver flare). Qdo o Temer foi citado, lateralmente, no “Mensalão do DEM” isso ficou claro pra quem entende do riscado. Três pessoas, um delegado da PF, um procurador do MP e um Juiz Federal podem facilmente aniquiliar uma campanha política.

E 2010 vai ser é importante demais pra encarar tamanho risco. Enfim, qual o cenário?

  • Hélio Costa (resolve (parcialmente) o problema mineiro, 2º colégio eleitoral e, por bem ou mal, é a Globo né? PS.: Arghh, tenho minhas dúvida se o Lula realmente tem estomago);
  • Henrique Meirelles (pacifica o mercado financeiro e seria a “Carta ao Povo Brasileiro” + o José Alencar da Dilma, ganhando eleitores do centro);
  • Michel Temer (político (paulista) discreto, articulou a adesão do PMDB, mas não traz votos e como diz o ditado: “o cemitério está cheio de insubstituíveis”);
  • Roberto Requião (mobilizaria parte do Sul e a esquerda mais “radical” e (poderia) compensar Minas). Ou não. PS.: Se alguém me mostrar a probabilidade disso funcionar seria o meu vice ideal, depois do Ciro, claro. Mas o Ciro ou vai ser candidato a presidente. Ou a governador do SP.

Essas são as opções do PMDB e da Dilma. Lula considera que no Nordeste está tudo dominado, a capacidade de transferência de votos será maior que no resto do País. Realmente, a última pesquisa séria mostrou que o Serra ainda tem problemas lá (coisa que o Sensus e o Ibope, inexplicavelmente não mostraram). Mas um pouco de cautela não faz mal a ninguém né? Seria melhor algum marqueteiro ensinar a Dilma a dançar forró, desde já. Chegar lá na eleição e comer buchada de bode não vale.

Falando sério, finalmente o PMDB descobriu algo que sabemos há séculos: “Política é a arte de andar pelos cômodos da casa, sem fechar nenhuma porta.”

Uma carta sempre na manga, é o que eu sempre digo pros meus parceiros de pôquer.

Hélio Costa é ‘plano B’ para compor chapa com Dilma – Estadao.com.br

AE – Agencia Estado

SÃO PAULO – A hipótese de uma chapa presidencial do PSDB formada por José Serra e Aécio Neves faz crescer no PMDB a ideia de o ministro das Comunicações, Hélio Costa, ser o vice da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Na visão dos peemedebistas, Costa, mineiro como Aécio, ajudaria a atrair votos do Estado, segundo maior eleitorado do País. Como o discurso de Aécio no momento é de negar qualquer chance de ser vice de Serra, o PMDB mantém o esforço pela candidatura de Costa ao governo mineiro.

O ministro é o plano B, na hipótese de o vice de Dilma não ser o presidente da Câmara e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer (SP). Líderes do partido rejeitam a possibilidade de candidatura do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, recém filiado à sigla. Em tom de brincadeira, mas falando muito sério, dizem que Meirelles “acabou de subir no ônibus, não vai sentar logo na janela”.

Apesar das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o vice deveria ser escolhido em lista tríplice, peemedebistas mantém Temer como primeira opção. Para concorrer à sucessão de Aécio, Costa poderia se aproximar do PT ou do PSDB. Mas, se as duas siglas insistirem em candidaturas próprias, ele não entrará na disputa com o petista Fernando Pimentel e o tucano Antonio Anastasia, vice de Aécio. Restaria a ele disputar o Senado ou a vice-presidência.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Powered by ScribeFire.

Um comentário sobre “O xadrez do vice da Dilma

  1. Eu tenho uma ideia que irá resolver esse impasse que esta tirando o sono de todos os petistas, digo todos.
    Poderia escolher um dos vagabundos envolvidos no mensalão do Marcos Valério. Ou os petistas esqueceram dos que mamaram nessa grana?
    Será que esqueceram mesmo ou estão esperando mais uma boquinha para poderem sugar mais ainda na teta da corrupção.
    Realmente o Lula é um montro mesmo, nossa…
    Ele consegue achar tudo normal! Os caras que meteram a mão ele disse que nada aconteceu e os petistas, seguem lambendo as gotas de saliva do presidente que caem no chão, afinal sem o Lula muitos estariam debaixo da ponte. O que tem de político, jornalista e afins sem nada pra fazer se não fosse o Luis Inácio com suas mosntruosidades, não é mesmo!
    Espero poder ter contribuido com vossa “indepedência”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s