Eleicoes 2010 :: Olhando esse (outro) grafico, o que vc acha da situacao da Dilma?

:: ATUALIZAÇÃO ::

Já que esse post está dando tanto ibope. Resolvi atualiza-lo.

Eu realmente gostaria de saber pq os sites de notícias e os institutos de pesquisa pararam de divulgar os gráficos de linha (que mostram a evolução dos candidatos ao longo da pesquisas) e trocaram por gráficos de barra (que ocultam essa evolução) para mostrar os cenário eleitorais para 2010.

Por isso fiz o gráfico acima, usando dados do Datafolha e vou atualizá-lo na medida em que as pesquisas forem saindo. Vou fazer um com os dados do IBOPE tb. Só falta conseguir achar todos os dados naquele site confuso by design.

Ao meu ver, olhando esse gráfico, vejo uma candidata que saiu do zero no 1T2008 e cresceu fortemente até o 2T2009 e só recentemente se estabilizou. Mas num nível razoável para uma pré-campanha.

Para piorar (ou melhorar) qdo vc consulta a linha do tempo do noticiário percebe-se que a Dilma começou crescer surpreendemente no auge da “Crise dos Cartões”.

Então, pq toda mídia vende a idéia de que a candidatura dela já é está derrotada? Ou “natimorta” (de novo) como o “cientista político” (??) Marco Antonio Villa, já disse?

Não sei não, mas parece mais uma “distorção da realidade”, misturado com um “pensamento enviesado de desejo” (wishful thinking).

Falta tanto tempo, e olhando esse cenário, se fosse da campanha do PT, não ficaria nem um pouco pessimista.


Colunistas – CartaCapital

Ciro Gomes e a tese das duas candidaturas governistas

25/09/2009 11:57:43
Celso Marcondes

A nova pesquisa CNI/Ibope para as eleições presidenciais, divulgada neste dia 22, apresenta algumas novidades. No cenário mais provável no momento, aquele que reúne o governador José Serra, a ministra Dilma Roussef, o deputado federal Ciro Gomes e a senadora Marina Silva – e exclui a ex-senadora Heloisa Helena -, tanto Serra como Dilma perdem preciosos pontos para Ciro e Marina.

Segundo o Ibope, Serra teria 35% dos votos, Ciro 17%, Dilma 15% e Marina 8%. O deputado supera a ministra Dilma em dois pontos. Um “empate técnico”, com sabor de vitória para Ciro, enquanto que a senadora Marina, na sua primeira aparição em pesquisa do instituto, crava respeitáveis 8% das intenções de voto.

Se lembrarmos que a menos de três meses discutia-se como grande a possibilidade de vermos as eleições resumidas a um embate entre apenas dois dos candidatos, um da situação e outro da oposição, a pesquisa agora registra que o cenário que se desenha é outro. Não haveria mais como se falar de “plebiscito”, de um “sim” ou “não” ao presidente Lula.

Ciro e Marina aparecem como candidatos competitivos, afetando as performances dos dois anteriores favoritos, que, importante frisar, contam até aqui com muitos maiores recursos para aparecerem para a sociedade. Sintomaticamente, a pesquisa aparece num momento em que o governador Serra vinha intensificando sua agenda nacional e os gastos de publicidade do governo estadual. Assim como, do lado do governo federal, a pesquisa surge quando se decretava a saída do Brasil da crise econômica mundial e o pré-sal virava assunto também de generosas campanhas publicitárias na mídia.

Agora, o deputado Ciro Gomes e o PSB ganharam boa munição para sua tese, que defende a necessidade de serem lançados dois candidatos, e não só Dilma, na chamada base governista. A ponto do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, vir a público para dizer que já saiu dos planos do partido a transferência do domicílio eleitoral do deputado do Ceará para São Paulo.

Já o presidente Lula, que na mesma pesquisa viu seu índice de aprovação subir para espetaculares 81%, seguramente esperava que o grau de “transferência de votos” do seu balaio para o de Dilma estivesse agora mais elevado. Como isso não ocorreu, é certo que nos próximos dias terá que ouvir mais questionamentos sobre sua estratégia eleitoral.

Do lado tucano, ao contrário do que muita gente esperava, Serra teve que amargar perda de votos, para Ciro e Marina. Quando esta apareceu pela primeira vez como eventual candidata, falou-se muito que a ministra Dilma seria a grande prejudicada, mas não foi o que a pesquisa mostrou. No principal cenário pesquisado, ela perde 3% dos votos em relação à pesquisa anterior, enquanto que Serra perde 4%.

Serra também não pode festejar sua hegemonia na disputa com o governador Aécio Neves pela candidatura do PSDB. Se a pesquisa mostrou que o governador de São Paulo fica bem à frente de Aécio quando este surge para substituí-lo (35 a 13%), não é menos verdade que ela deu munição aos argumentos do mineiro, quando ele diz que Serra já teria atingido seu teto e que ele, Aécio, teria maior perspectiva de crescimento ao longo da campanha.

Claro que estamos ainda bem longe das eleições e que a sociedade não está nada preocupada com o assunto. Mas as pesquisas sempre ajudaram a inflar ou esvaziar as articulações dos partidos e dos minoritários setores sociais e grupos de interesses que se preocupam cotidianamente com a política. Nas mesas dos escritórios destas pessoas, a pesquisa deve estar dando motivo para muitas conversas e conjecturas.

27 comentários sobre “Eleicoes 2010 :: Olhando esse (outro) grafico, o que vc acha da situacao da Dilma?

  1. José Serra em primeiro lugar…
    O que é isso? O povo tem que cair em si, se José Serra ganhar a eleição de 2010 o Brasil ira voltar
    A ser um país desrespeitado novamente.
    O Brasil é o único país que não tem divida com ninguém! Lula pegou a presidência com o país atolado em dividas, dividas essas que foram deixadas por Fernando Henrique Cardoso que estar apoiando José Serra, tudo que Fernando Henrique Cardoso mandar José Serra fazer ele vai fazer
    O governo FHC governou para os ricos, RICOS entende
    Imagine que si por um acaso Serra ganhar a eleição
    Como ficará o Brasil?
    Como? Eu respondo FRACASADO
    FICARA UM PAÍS FRACASADO por que maior parte da nossa população é pobre e esse pessoal não governa para pobre governa para rico.
    Lula sim foi o presidente que governou para o pobre esse foi o melhor governo de todos os tempos
    Alem de muitas coisas que ele fez que tornou o país mais respeitado.

    Eu sou um adolescente que tenho 15 anos e farei 16 anos em agosto do ano que vem
    Ou seja, vou votar no ano que vem e meu voto será de Dilma Rousseff por que meu voto será cociente
    Obrigado

  2. gostaria de ver sr:Jose Serra banido de todo sietema polico de nosso pais,ele sempre defendeu o pior presidente do pais que se chama Fernando Henridque Cardos, e nao e agora que ele vai mudar,pode estar na certesase se ele for eleito estamos perdidos novamente, eles so falam mas nao respeitam o trabalhador,nem os pobres. vamos defender quem realmente trabalha.

  3. Na minha opnião devemos avaliar todas as propostas, É Cobrar de quem realmente prometeu os eleitores de hoje em dia, Nem lenbra quem foi o seu candidato na eleição passada! Vamos lutar para melhora da saudé, educação e a base de tudo segurança, pra quem mora em uma comudidade e importante avaliar proposta de quem realmente procupa com comunidade pobre de belo horizonte.

  4. Eu acho isso uma porcaria, as pessoas tem direito de saber em quem estão votando para presidente, pô, avida é assim vc tem que escolher alguem que vai te governar por 4 anos e ainda não sabe em quem vão votar,
    é o lula e assim o serra tbm é mais enos quem somos para deixar nosso pais ser governado por corruptos…
    Porque é isso que vai acontecer se votarmos no serra na dilma na marina no plinio e etc
    o que vai acontecer
    Eles so poluem a cidade com seus folhetos, nos roubam dinheiro e nos atrapalham para ver nossos programas de tv para passar seus comerciais fajutos.
    Vamos fazer uma greve de fome ou um protesto de quem é o melhor para o nosso planeta,
    eles fazem com que a gente votem mais na realidade nem os conhecemos direito
    então vamos votar em branco, branco para ver o que eles vão fazer, eles vão nos incriminar, nos castigar, não! eles não vão fazer nada alem de passar um comercial na tv o anuncio no jornal e fazer uma nova eleição, pq é isso que ees fazem
    nada
    então quem quer o melhor para o brasil vai votar em branco!!!!!!!!!

    1. è verdade Isa! Eu comcordocom vc, O Brasil precisa de alguém melhor para o governar, como minha parte eu sou do jornal de Uberlândia e vou fazer o anuncio, e o mundo vai ficar salvo dos corruptos…
      E tbmvou passar o site para todos que conheço e vou incentiva-los a segruir o protesto.
      Hei!Hei! U! U! O Brasil è nosso!

  5. Só sei de uma coisa é dilma a mulher que só tem a melhorar o belissimo trabalho de lula meu primeiro voto é seu dilma assim como o de muitos pq sabem da importancia de sua vitoria

  6. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimuito ta bom mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    .

  7. O nosso pais precisa de aguem que diminua a desigualdade social,que transforme o nosso pais em uma potência mundial,que diminua a mortalidade infantil,aumente a renda per capta e melhore a saúde e a educação.
    Eu tenho 13 anos e estudo em geografia os países e as características de países subdesenvolvidos emergentes ,como e o caso do Brasil na minha opinião a Marina devia ganhar a eleição,pois ela aprendeu a ler aos 16 anos e sabe a importância da educação para a base de uma sociedade justa!
    E isso e possível,pois países com Estados Unidos as pessoas tem ótimas condições de vida e podem ter uma vida digna.

  8. Nossa coitado do Serra podia visitar todas as obras do PAC e tirar suas conclusões e gravar tudo o que ele visse.
    Boa sorte Serra.

  9. O presidente lula foi um governo igual para todos,criou varios progamas para ajudar as pessoas de baixa renda,bom na saúde, educação, esporte e lazer,fez casas populares, pavimentacões de estradas e rodovias na bahia jutamente com o governador WAGNER que foi um sucesso ,tambem o (MST) reforma graria e demais projetos que todos nos baianos sabemos,lula fez bom de mais da conta! e dilma vai seguir fazendo muito mais, por que nos baianos acreditamos na dilma, por isso dia (3)tres de outubro vote conciente e confirma 13 dilma e corra pra a vitória e um recado de murilo para o brasil. votando em dilma quem recube a vitória é vc!!!…….

    1. saibamos o quanto LULA e DILMA, sao inportante para nos brasileiros. estamos com vc dilma,juntos e nao vejo a hora de uma mulher estar no poder. nos NODESTINO, saibamos como vc e o PT, è inportante para nos e nos NODESTINOS estamos com vcs dilma. seja um bom! uma mulher de força. pq? vc è inportatnte para nos brasileiros. com seus colegas de GOVERNO, vcs vao trazer mais oportunidade para nos brasileiros. continui com os mesmo projetos de LULA, com INFRA-ESTRUTURA,EMPREGO,SAUDE,SANEAMENTO BASICO,SEGURANÇA,E Q VC POSSA TRAZER MUITAS NOVIDADES PARA O POVO BRASILEIRO. NOS ESTAMOS COM VC DILMA,VAMOS JUNTOS COM FÈ E DEUZ NOS VAMOS GANHAR ESSA ELEIÇAO DE 2010.BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s