Importantissima essa noticia, pra colocar o çábios em tecnologia do TSE no lugar. O Congresso Americano está aprovando um projeto pra exigir a impressão dos votos nas urnas eletronicas, ainda nas proximas eleições.
A ideia é ter um sistema eletronico pra facilitar a apuração e um de papel pra ser auditado frequentemente (3% pra eleições nacionais).
A sincronicidade da noticia é perfeita. O nosso Congresso está reformando a Lei Eleitoral e umas das pendencias é essa (O PDT quer a impressao dos votos).
Quem entende o minimo de tecnologia sabe que um dos principios da segurança em TI é que não existe sistema 100% seguro. Por isso deve haver contingencias.
Abçs,
Editorial do NYTimes
How to Trust Electronic Voting
http://desempregozero.org/2009/06/23/voto-eletronico-nao-merece-confianca/
Fonte: The New York Times
Máquinas de voto eletrônicas que não oferecem um recibo em papel do que foi computado não merecem confiança. Em 2008, mais de um terço dos Estados, inclusive Nova Jersey e Texas, ainda não exigiam que todos os votos fossem registrados em papel.
Agora, o republicano Rush Holt apresentou um ótimo projeto de lei que proíbe o voto eletrônico sem extrato em papel em todas as eleições federais. O Congresso deve aprová-lo enquanto ainda há tempo para preparar o pleito de 2010.